Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


24/01/2013

Ontem nos reunimos novamente com o secretário de governo, Sr. Ulisses, que a pedido de alguns vereadores, nos trouxe o organograma das diversas secretarias do atual governo municipal. Eu gostaria até de publicar neste blog estes organogramas, mas o secretário pediu que aguardássemos por estarem ainda inconclusos. Numa rápida análise considerei que estão muito bem repartidas as diversas funções dentro de cada secretaria, mas questionei-o sobre a necessidade real de tantos cargos subdivididos em diversas funções. Questionei se não seria possível a união de determinadas atribuições que a mim pareceram excessivas. Até fiz uma ‘brincadeira’, dizendo: “É muito cacique pra pouco índio!”. Bem, ainda lhe solicitei o numero exato de cargos necessários, em face destes organogramas, para confrontarmos com os números de cargos solicitados no Projeto de Lei Complementar, que está para ser votado, possivelmente na próxima semana.






Recebi um convite do vereador Ricardinho do Gás, para nos reunirmos com alguns moradores do bairro Jardim Paraíso. Também convidada, a muito atuante vereadora Edna Mafra estava presente e contribuindo com ideias muito pertinentes. Eles nos contaram como está a situação atual de seu bairro, muito precária em alguns trechos, com dezenas de famílias vivendo criticamente abaixo do aceitável em questões de saneamento básico (muitas casas não contam com rede de esgoto instalada) e outras benfeitorias a que não podem usufruir, como iluminação adequada, calçamento próprio, limpeza local e falta de segurança. Valorizaram o trabalho feito pelos profissionais do posto de saúde que os assiste, apesar de queixarem-se da falta de atendimento médico no caso do atual profissional estar de férias. Disseram estar empenhados em estabelecer diálogos necessários para fortalecer a Associação de Moradores dali e que estão acreditando no nosso envolvimento em sua causa. Decidimos elaborar formalmente tais reivindicações, e fazer as devidas indicações ao Executivo, que é quem tem a função de minimizar tais necessidades, que pelo que vimos, são prementes.






No meu gabinete, fui visitado pelo Sr. Paulo de Barros, militante cultural, membro da VIRAMINAS, organização cultural de nossa cidade. Conversamos sobre as funções que teria a Comissão de Cultura que pretendemos acrescentar ao rol das comissões de nossa casa legislativa; e conversamos também sobre as futuras atividades da Viraminas e sobre nossa secretaria de Cultura já estar se empenhando em cadastrar-se no Sistema Nacional de Cultura, o que viabilizaria muitos projetos nesta área.






Também, recebemos, eu e Luciano Vovô, o nosso ex-prefeito Gordo Dentista, que está intermediando junto ao ONCOCENTRO de Belo Horizonte (www.oncocentro.com.br), a vinda de um módulo deste importante centro de tratamento oncológico para nossa cidade, sendo que no próximo mês, seu diretor, Dr. Bruno Ferrari, estará em contato com a direção do Hospital São Lucas para viabilizar este projeto.






Mais tarde, fui com o vereador Luciano Vovô visitar o PROJETO VIDA, espaço destinado à recuperação de dependentes químicos, que atua há 14 anos em nossa cidade, atualmente localizado em uma área de nossa zona rural. Atualmente, estão lá cerca de vinte e cinco jovens, entre alcoólatras e drogadictos, recebendo ajuda médica e espiritual para reerguerem-se em suas vidas. O presidente daquela pequena comunidade é o Sr. Luis Carlos de Andrade, conhecido como Pastor Linho; seu tesoureiro e conselheiro em dependência química é o Sr. Geraldo Pompeu; o zelador do local é o Sr. Manoel dos Santos Pereira, que é auxiliado pelo obreiro Elias; e há ainda a atuação exemplar e sempre necessária do Dr. Carlos Dumas. A internação se dá a partir de demanda espontânea e pela indicação dos diversos serviços de saúde do município. Geralmente, o período de internação é de seis meses, e só para homens. Toda ajuda que a população puder dar é necessária e bem-vinda (por exemplo, eles cozinham em fogão a lenha porque seria alto o custo para fogão a gás), inclusive porque estão ainda construindo os diversos prédios em que os internos se movimentam. Atualmente, e faço questão de nomear, recebem ajuda direta das seguintes entidades: Total Alimentos (05 sacos de ração/mês), Padaria Pão de Ouro (40 pães/dia), GF Supermercados (produtos de padaria) e Rex Supermercados (legumes e frutas). Também recebem, pois têm três titulos de utilidade pública, subvenção municipal no valor de R$3.800,00.











Um comentário:

  1. Sobre o organograma, gostaria muito de ver qd estivesse totalmente pronto, havia comentado com o AMO TC sobre fazermos um, mas tava indo com fubá e o angu já tava pronto, rs. É uma ótima ideia pq qd precisamos procurar alguém na prefeitura somos jogados de um lado para outro, com organograma de funcionários e funções podemos ir diretamente na pessoa.Mas ainda tenho uma reclamação, a maioria dos secretários ainda não respondem emails. Toda secretaria deveria ter a Lei de Acesso a Informação para que eles e os cidadãos pudessem ler.

    ResponderExcluir