Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

09/08/2013

SESSÃO ORDINÁRIA

DECRETOS LEGISLATIVOS/ ENTRADA DE PROJETOS/ INDICAÇÕES


Na segunda-feira retornamos às Sessões Ordinárias, em nossa 24ª. Sessão, referendando alguns decretos legislativos que já haviam sido votados em 1ª Discussão, concedendo Títulos de Cidadania Tricordiana: à Sra. Marlise de Souza Nunes Pereira Gomes, à Sra. Mariam Elias Nicola Gadbem, à Dra. Ana Paula Kich Gontijo, ao Dr. Luiz Humberto de Magalhães, à Sra. Maria do Carmo Junqueira Gonçalves, ao Sr. Acílio Eustáquio Rios, e ao Sr. Eugênio Carlos Nunes Brasil; e concedendo Diplomas de Honra ao Mérito: à Sra. Maria José Maritan Cavalcante de Albuquerque e ao Sr. Luiz Fernando Ortiz de Oliveira.

Na forma protocolar, alguns Projetos de Lei deram entrada nesta Sessão, deverão ser analisados em Reunião de Comissões e voltar já na próxima semana para sua 1ª Discussão e Votação. Também, algumas indicações ao Executivo foram feitas por vereadores.




Reunião pela Acessibilidade


projetos de lei em discussão para efetivação dos direitos humanos


Na quarta-feira, realizamos nossa 7ª. Reunião pela ACESSIBILIDADE, contando com a adesão de novos integrantes, inclusive do Sr. Vicente, que relatou-nos sua experiência como portador de seqüelas de meningoencefalite; e de Oscar e Lucimar, pais de um menino com necessidades especiais.

A Sra. Silvana, diretora da APAE, levou até nosso encontro, a Van adaptada para circular com cadeirantes que tem sua instituição. Inclusive, após nossa reunião, nosso Maycon Emerson foi por esse meio reconduzido à sua casa.

Leandro Branquinho colheu novos ‘spots’ – contendo depoimentos de deficientes e seus familiares, conclamando nosso povo e autoridades para a causa da Acessibilidade – para veicular em rádios de nossa cidade.

Brenda, Rafael e Weslei, representantes do Movimento AMOTC, falaram sobre a recente conquista de toda a cidade – sendo eles os motores propulsores deste movimento – da redução da tarifa dos coletivos urbanos.

Expliquei ao grupo, como funciona a tramitação dos projetos de leis em nossa Câmara e a seguir discutimos sobre diversos projetos que versam sobre a causa dos deficientes e todos aqueles com necessidades especiais, que pretendemos oferecer, em breve, à essa Casa Legislativa.

Tivemos um momento rico de debates, onde experiências foram capitalizadas e idéias criativas surgiram na elaboração destes novos projetos de leis, pelos quais pretendemos tornarem-se leis em nossa cidade.

O presidente do COPED, Sr. Gilberto, convidou-nos para a próxima reunião deste conselho, a se dar na Associação Comercial, no dia 20/08/13, às 15h, onde será principalmente discutida questão do Passe Livre.

Assistimos, em seguida, a um vídeo protagonizado pelo skatista Italo Romano, deficiente que é uma referência neste esporte e que em breve estará em Três Corações, mostrando-nos sua arte.

Novamente, estão todos convidados para nossa próxima reunião, na quarta-feira, às 19h, na Câmara.




ESCOLA ESTADUAL SANTA TEREZA


ESCOLA ESPECIAL

 Com o intuito principal de convidá-los para participar de nosso Movimento pela Acessibilidade em nossa cidade, fui conhecer o trabalho que ali é realizado. Fui recebido pela Sra. Ana Maria Ramos Avelar, diretora da escola; e pela muito competente psicóloga Mônica Maria Barroso Sales Carneiro, que era minha colega na Unincor.


Esta escola começou a funcionar em 1987, junto à APAE, onde esteve até 2005: “A missão da Apae é muito maior e a escola estava com muitos alunos, e a Apae se viu impedida de articular outras ações”. Então, a Apae pediu para o Estado reincidir o convênio e esta escola foi desmembrada, indo para outro local.

Neste ano, nossa secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ofereceu à Escola um novo prédio, central, na Av. Castelo Branco, onde funciona hoje, com seus 25 funcionários, entre psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, professores e pessoal administrativo.


Atualmente, têm cerca de 40 alunos, todos com necessidades especiais, inclusive Autistas, entre 14 e 50 anos; e dão assistência educacional, em sua SALA DE RECURSOS, a outros alunos da rede estadual de ensino. Funcionam entre 8h e 15:30h, de segunda a sexta-feira.

Falamos sobre a proposta inclusiva da Educação: “O especial da educação e não a educação do especial”. E eles têm esperança que nossa secretaria estadual de Educação se sensibilize com seu potencial também inclusivo e se valha, para os próximos anos, de suas oficinas pedagógicas, sala de recursos e atendimentos especializados, para manterem-se em funcionamento.

Mônica nos diz: “eu acredito muito na inclusão,... quando é possível!”.





Dr. MAURÍCIO CONVIDA


QUEIMADURAS, que atinge predominantemente quem não tem discernimento, crianças e idosos.


Recebemos nesta quinta-feira, na Escola do Legislativo, o Dr. Tufi Neder Meyer, que veio nos ensinar sobre QUEIMADURAS, seu conceito, classificação, atendimento inicial e prevenção.

Ele nos falou que as queimaduras podem ocorrer também como acidentes de trabalho; são mais prevalentes nas pessoas de nível sócio-econômico mais baixo; podem ser extremamente graves e complexas; demandam muito tempo de internação ou cuidados; seu tratamento é dispendioso; faltam centros especializados em queimados; os pacientes atingidos são rejeitados por profissionais, hospitais e até familiares; podem gerar seqüelas graves como deformidades e incapacidades; e as vítimas podem ter suas vidas profunda e permanentemente alteradas.

E concluiu: “o melhor é não deixar acontecer! O melhor é prevenir!”.


Falamos sobre os procedimentos nos diferentes graus de queimaduras. Por exemplo, nas de primeiro grau (como nas queimaduras pelo sol), podemos usar pasta d’água ou cremes com calamina (tipo Caladryl), e o uso de analgésicos.

Falamos sobre o uso de filtro solar, quando Dr. Tufi orientou a máxima proteção possível, e Dr. Nissan (pediatra presente ao evento) orientou seu uso apenas acima dos seis meses de idade.

Falamos sobre o atendimento inicial aos queimados (ocorridos até 30 min.), quando se deve resfriar as áreas queimadas com água corrente, limpa e fresca (não gelo!) e não passar nada sobre as áreas queimadas (nada de pasta de dente, gelo ou outros produtos!).

Falamos sobre a necessidade de cuidar para não ocorrer a hipotermia (resfriamento do corpo) e o cuidado com as vias aéreas superiores (é fundamental manter sua permeabilidade!).

Também se falou para não se oferecer líquidos via oral ao queimado, preferindo a via endovenosa (inclusive para administração de analgésicos).

Outras orientações: Lavar! Lavar! Lavar! E, não romper bolhas íntegras!

Entre outras diversas orientações, o especialista ainda falou sobre o uso do Álcool liquido, recomendando fortemente a desistência de seu uso, apresentando números que corroboram esta indicação.


O objetivo destes eventos é socializar o conhecimento e formar multiplicadores. Nosso próximo encontro será no dia 05/09/13, quando o Dr. Jairo Couto nos falará sobre “Cirurgia para o Tratamento da Obesidade”. Não perca!







Sr. VICTOR HUGO RENA PEREIRA

PROMOTOR DE JUSTIÇA NA PROMOTORIA DE DEFESA DOS DIREITOS DOS DEFICIENTES E PROTEÇÃO AOS IDOSOS DA COMARCA DE TRÊS CORAÇÕES


Ontem, me encontrei com nosso novo promotor, que há cerca de um mês responde por esta promotoria em nossa cidade, levando a ele uma REPRESENTAÇÃO para pedir algumas providências na causa daqueles que têm necessidades especiais em nossa cidade.

Esta representação nasceu de nossas Reuniões pela Acessibilidade, quando constatamos a necessidade de termos um TRANSPORTE PORTA-A-PORTA para tornar mais fácil o acesso aos estabelecimentos educacionais e de saúde (em especial, aos centros de Reabilitação) do município.

Você pode ler abaixo, na íntegra, o documento que levamos, protocolamos e esperamos ver frutificar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário