Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

“Viver sem Limite” em Três Corações-MG

No sábado (24/8), a cidade será pólo do “Plano Nacional dos Direitos dos Deficientes” para a região sul de Minas. Com promoção do “Três Corações sem Degraus”, do grupo aberto de promoção e defesa dos direitos humanos dos deficientes, o evento terá a presença de gestores municipais da região e do coordenador estadual do Plano Nacional.


 


Por Lelo de Brito

Um grande encontro
No sábado (24/8), às 10h, dois acontecimentos paralelos do mesmo evento de atenção aos deficientes movimentarão Três Corações-MG: na Pça. Odilon Resende Andrade haverá uma concentração das instituições tricordianas de atenção às necessidades especiais*, com música e apresentações artísticas; enquanto isto, no Anfiteatro da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), gestores municipais do Sul de Minas estarão reunidos com o Sr. Ronaldo Peres do Amaral, responsável pelo “Plano Nacional dos Direitos dos Deficientes” em Minas Gerais. Por volta das 11h30, a banda da EsSA “puxará” um desfile aberto à população em direção ao Anfiteatro da EsSA, onde os representantes das instituições tricordianas acompanharão a cerimônia de adesão simbólica dos municípios ao Plano Nacional.

Conhecido como “Viver sem Limite”
o “Plano Nacional dos Direitos dos Deficientes” foi criado, pelo Decreto Nº 7.612/2011, com a participação de 15 pastas ministeriais sob a tutela da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A meta do Plano Nacional é executar, até 2014, investimentos na ordem de R$ 7,6 bilhões em políticas públicas para os deficientes brasileiros.

Em Minas Gerais, o Plano Nacional
já chegou à 10 dos 15 municípios-pólo previstos para o Estado: Formiga, Ponte Nova, Unaí, São João Del Rei, Curvelo, Timóteo, Juiz de Fora, Salinas, Contagem e Região Metropolitana de Belo Horizonte sediaram a conexão de mais de 100 municípios mineiros com o “Viver sem Limite”.


Três Corações-MG foi alçada a pólo
para a região Sul do Estado através do grupo aberto “Três Corações sem Degraus”, que ao longo de nove reuniões semanais mobilizou em torno de 200 pessoas de setores da sociedade de atenção aos deficientes. Iniciado a partir da manifestação popular de um cadeirante, ao longo de pouco mais de dois meses o grupo envolveu deficientes e seus familiares, a APAE, professores e coordenadores de educação especial, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, líderes comunitários, representantes de conselhos municipais, fiscais de obras do município, três vereadores, dois secretários municipais, e outros, em discussões que levaram o grupo a entrar em contato com o Sr. Elias Vieira de Oliveira, da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Deficientes, coordenador nacional do “Viver sem Limite”. Através dele, a gestão nacional do Plano abriu as portas para que Três Corações-MG pudesse se tornar pólo para o Sul de Minas: faltava a cidade-referência na região, segundo o planejamento do “Viver sem Limite” para o Estado, e a escolha foi também um reconhecimento da qualidade da participação popular em políticas públicas desenvolvida pelo “Três Corações sem Degraus”.

Sr. Ronaldo Peres do Amaral
será recebido pelo vereador tricordiano, Dr. Maurício Gadbem, um dos fomentadores do “Três Corações sem Degraus”. Caberá a ele presidir a cerimônia institucional de adesão simbólica dos municípios da região ao Plano Nacional. Para Dr. Maurício, “o ato público de sábado será muito especial, pois será um momento importante das políticas nacionais de promoção dos direitos humanos dos deficientes no Sul de Minas, e que nasceu como uma expressão madura da participação popular em políticas públicas. O ‘Três Corações sem Degraus’ merece a atenção da sociedade e dos gestores municipais, é uma grande universidade de democracia participativa”.


A presidenta Dilma Rousseff
ficou muito emocionada durante a cerimônia de lançamento do “Viver sem Limite”, em 2011 (foto). Para ela os Direitos Humanos dos Deficientes devem ser prioridade no contexto das políticas públicas, a presidenta acompanha com especial atenção a execução do Plano Nacional.

Caixa de texto: Presidenta Dilma no lançamento do “Viver sem Limite”, em 2011. Fonte: Estadão



Nenhum comentário:

Postar um comentário