Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2013

29/09/2013

SESSÃO SOLENE

CÂMARA MUNICIPAL COMEMORA O ANIVERSÁRIO DE TRÊS CORAÇÕES



Em Sessão Solene realizada no dia 23 de setembro na Câmara Municipal, comemoramos o 129º aniversário de nossa cidade. Discursos, rituais, e entrega de Títulos de Cidadania Tricordiana e de Honra ao Mérito, marcaram a festividade. Também foi entregue a ‘Medalha do Mérito Legislativo’ Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco: à Sra. Maria Oneida De Lellis, ao Sr. Victor Cunha e ao Sr. Ubsclender Carneiro Pereira.

O governador Anastasia, e outros políticos, enviaram mensagem à cidade, apresentadas na sessão. Vários deputados presentes, além de muitos outros políticos – de esferas diversas – também discursaram ou simplesmente marcaram presença neste encontro.




Eu entreguei o “Título de Cidadania Tricordiana” ao Sr. Itamar Procópio da Silva, que vem a muitos anos prestando serviços muito relevantes em nossa cidade. Arquiteto de formação, humanista de vocação, Itamar tem se destacado pela sensibilidade às causas religiosas e empregado sua técnica na edificação de diversos imóveis – inclusive igrejas – em nossa cidade. Atualmente, é nosso Diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, e vem se empenhando em reorganizar o trânsito em nossas ruas, o que não é tarefa fácil visto que em poucos anos nossa frota mais que duplicou e precisa se deslocar por ruas que continuam as mesmas, em tamanho e número.




Também, entreguei o “Título de Cidadania Tricordiana” à Sra. Mariam Elias Nicola Gadbem, minha mãe, numa indicação da Mesa Diretora, depois de mais de cinqüenta anos morando em Três Corações. “Maria de Três Corações: receitas de uma libanesa” é um livro recém-lançado por ela, que discorre sobre a culinária árabe, ensinando como se preparam os pratos daquela cozinha. Ela que veio de Ras Balbeck/ Líbano, em nossa terra gerou três filhos e atuou como comerciante em importantes pontos comerciais daqui, angariando muitos amigos pela honestidade e dedicação, distinguindo-se como uma representante de sua cultura e contribuindo para a valorização de nossa gente.




E, por fim, entreguei o “Título de Cidadania Tricordiana” à Sra. Sandra Maria de Abreu Pereira, que ao recebê-lo de minhas mãos disse: “que honra receber esse diploma das mãos de um ex-aluno meu”. Como eu, a professora Sandra contribuiu na formação de muitos tricordianos, pois lecionava e ainda o faz, em diversas instituições de nossa cidade. E, mais do que ensinar o português, ela ensinou lições de vida, fazendo a diferença na vida de muitas famílias. A professora Sandra, também é mãe de nosso ex-vereador, o dentista Gleyser, que deixou importantes trabalhos quando esteve no nosso legislativo.




Meu “Título de Honra ao Mérito” entreguei ao meu amigo Fernando Ortiz, que antes de tudo, é um amigo da cidade. Seus méritos são maiores do que poderia discorrer aqui, mas citei o movimento que ele vem capitaneando pela valorização da cultura de nossa terra, em especial, a cultura em torno do nome de nosso conterrâneo mais expressivo, PELÉ. Nando, trouxe o Rei até aqui, no fim do ano passado, unindo a cidade em torno de uma festa que nunca mais esqueceremos. Além disso, divulga o nome de Três Corações pelo Brasil e pelo mundo através da construção da “Casa Pelé” e do “Museu Pelé de Arte” a ser inaugurado.

O alto ponto da noite, para mim, foi o duplo discurso lido pelo General Pereira Gomes e sua esposa, Sra. Marlise, que após receberem o Título de Cidadania Tricordiana, relataram sua história e seu sentimento em serem acolhidos em nossa terra. Emocionante, foi um presente à cidade!

Bem, mais que tudo, o encontro com estes amigos, além de outros que também foram ali homenageados, foi o mais importante desta festa de aniversário.




MOVIMENTO TRÊS CORAÇÕES SEM DEGRAUS


MOVIMENTO POLÍTICO, MAS SUPRAPARTIDÁRIO PELA ACESSIBILIDADE



Bárbara Paiva nos trouxe o convite do Sr. Eduardo, de Santa Rita do Sapucaí, para estarmos com eles no domingo, quando realizarão o “2º DIA SOLIDÁRIO”, quando acontecerão palestras sobre Tecnologias Inclusivas entre outras, além de uma passeata pela Acessibilidade naquela cidade. O grupo ficou de se organizar para participar.

Relatamos, eu e Renato Brito, sobre o contato que tivemos com a Instituição “Lar Anjo da Guarda”, que abriga ‘crianças em situação de risco’, quando divulgamos a necessidade que têm de voluntários que os ajudem a doar amor e carinho àquelas crianças, com a construção de vínculos pela presença contínua, para dirimir a falta de suas famílias na sua formação.

Donizete, o Tôpera, falou de sua formação e de seu interesse em ajudar o Movimento no que for possível, buscando recursos ou simplesmente se dispondo a fazer apresentações teatrais em eventos que viermos a promover. Trouxe-nos um CD que ele gravou com canções religiosas e apresentou-nos pequenos skets.



Discutimos sobre a falta de uma cultura de ‘troca de informações’ entre as diversas instituições de nossa cidade que militam pela causa dos deficientes. Citamos alguns exemplos e nos propusemos a nos empenhar para modificá-la.

Como estamos empenhados na realização de um novo evento em outubro, que divulgaremos em breve, trouxe novas informações sobre novas conquistas que estamos tendo, para conhecimento do grupo.

Divulgamos também o recém-adquirido patrocínio da “ESCOLA DE IDIOMAS WIZARD” aos ‘programetes’ pela Acessibilidade que estão sendo levados ao ar na “Rádio Educativa FM”, diariamente, em quatro horários.

Éder e Rafael Bart, sugeriram ações para conscientização escolar pela causa dos deficientes, e trarão para nossa próxima reunião algo mais estruturado, como a organização de um concurso de redação nas escolas, com o tema da deficiência. Do mesmo modo, Rafael, falou-nos de seu empenho para constituir uma ‘cartilha’ de Acessibilidade, para ser entregue nas ruas em que os ‘Guardiões das calçadas’ atuarem.

Nossa próxima reunião está agendada, na Escola do Legislativo (anexo à Câmara), para a próxima quarta-feira, às 19h. Estão todos convidados!





MARCUS WILLIAM E SUAS MEDALHAS DE NATAÇÃO


CARTA ABERTA DO PAI RELATANDO EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


Em nossa reunião do “MOVIMENTO TRÊS CORAÇÕES SEM DEGRAUS”, o menino Marcus William, compareceu acompanhado de seus pais, portando três novas medalhas que ganhou no último torneio de natação que participou, pela “Academia Bem Star de Natação”, na cidade de Três Pontas.

Seu pais, Sr. Marcos, trouxe uma carta que li para o grupo reunido, e que divulgo abaixo:


“No dia 21 de setembro de 2013 em Três Pontas houve superações de um menino chamado aqui de “Peixinho William”. Trata-se da V COPA MG DE NATAÇÃO, IV FASE SUL DE MINAS GERAIS.

Vários atletas de 7 academias vindos de várias cidades do Sul de Minas compareceram a este evento e dentro todas estas pessoas encontrava-se ali o “peixinho”, juntamente com seus colegas, representando a Academia Bem Star de Natação, a única de Três Corações que participa das competições de natação no Sul de Minas.

Durante as diversas provas escutavam-se várias manifestações de alegria de todos os pais e familiares que se encontravam ali. Que pai não se orgulha de ver seu filho praticando um esporte?

Quando o “peixinho William” foi chamado para o seu pulo n’água junto de seus adversários houve certa curiosidade dos presentes. Todos observavam um menino corajoso, disposto a enfrentar seus adversários de igual para igual, posicionando na raia 1 e pronto para cair na água e mostrar suas habilidades aquáticas.

Por um momento o silêncio se fez e assim que a juíza apitou dando a largada, todos se surpreenderam com o “peixinho William” que superou sua deficiência mostrando aos que ali estavam que tudo é possível quando se tem garra e força de vencer mesmo que seja apenas com uma nadadeira.

E quando este peixinho chegou ao final, ouviram-se gritos, aplausos, assovios e lágrimas escorrendo dos olhos de seus pais mais que orgulhosos. A professora emocionou-se também, pois é ela quem treina e vibra com cada tempo superado.

Já no pódium, no momento da entrega da premiação, a medalha foi colocada sobre seu pescoço, a alegria se contagiou e muitos curiosos queriam registrar aquele lindo momento com fotos. Foi parabenizado por todos ao seu redor e mais uma vez os pais sentiram o dever cumprido, o de ter educado para ser um esportista honrado e digno de respeito.

Mais uma vitória para esse grande pequeno “peixinho William” que já conta com algumas medalhas recebidas pela participação em 4 competições.

Também participaram seus colegas Igor Rezende, Antonio Mariano, Lívia Fachardo e Denize Ferreira Costa.
Todos os alunos da Academia Bem Star, ficaram muito orgulhosos e honrados com sua presença. E que venham mais medalhas.

Obrigado William, você é o nosso campeão.”



JUNTOS PELAS REDES


MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGA SUAS AÇÕES NO SUL DE MINAS


Em Pouso Alegre, na última semana, diversos municípios se reuniram com representantes do Ministério da Saúde, que vieram incentivar e divulgar o trabalho “em rede” que estão idealizando para a saúde nacional.

Foram realizadas diversas oficinas de apoio institucional do Ministério da Saúde aos Municípios sobre temas específicos: “Atenção Básica”; “Rede de Urgência e Emergência”; “Rede de Atenção Psicossocial”; “Rede Cegonha”; “Rede Viver sem Limites” e “Gestão de Convênios”.



Eu participei da Oficina de Atenção Psicossocial, coordenada pela Sra. Leisenir de Oliveira, consultora do Ministério da Saúde, que coordena ações de assistência a usuários de álcool e drogas, além dos Caps. Ela nos falou sobre a importância de se pensar a saúde “em rede”, quando o paciente poderia ser assistido em suas diversas instâncias, primária, secundária e terciária, de forma integral, pelos diversos equipamentos públicos que o governo dispõe.

Em particular, questionei-a sobre a assistência, sob regime de internação, que poderia ser oferecida aos dependentes químicos e ela elencou diversas opções de abordagem oferecidas atualmente diante da preocupação governamental com o “programa Crack”, fazendo parecer que, se houver interesse público municipal, há opções federais possíveis de serem implementadas nos municípios. Também, o ex-prefeito de Varginha, Corujinha, que atualmente é articulador do Ministério da Saúde no sul de minas, e que havia me convidado para este evento, se dispôs a nos ajudar na realização destas possibilidades.



FEIJOADA BENEFICENTE


AÇÃO SOCIAL EM PROL DO LAR ANJO DA GUARDA


Com a adesão de quase 300 pessoas, que compraram ingressos, foi realizada no Círculo Militar de nossa cidade, uma feijoada beneficente, para ajudar o Lar Anjo da Guarda, que assiste ‘crianças em situação de risco’, há pelo menos 11 anos.




No evento, a Sra. Marta Gama Porcaro, presidente da entidade, disse: “com esse dinheiro vai dar pra arrumar nosso carro”. Ela ainda agradeceu aos muitos colaboradores que estão a seu lado nesse projeto, citando alguns que estavam ali próximos: o Sr. Gilberto Matuck (“todo dia ele leva leite pras crianças, também recolhe verduras pra levar pra lá”), a Sra. Valéria Naback (“ela doou toda a carne da feijoada, cerca de 100 kg”), o Dr. Davilan Porcaro (“meu marido, é ele quem me banca”), à EsSA (“que fez e doou a comida da feijoada”), além de outros que voluntariamente estavam ali, e mais, estão diariamente na vida do Lar.

Novamente, lembramos que mais que assistência material, o Lar Anjo da Guarda, necessita de voluntários que dêem atenção, amor e carinho às suas crianças, procurando suprir um pouco a falta primordial de suas famílias nos momentos em que estão ali abrigadas.





Dr. MAURICIO CONVIDA


PALESTRAS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR


Nesta próxima quinta-feira, na Escola do Legislativo (anexa à Câmara), às 19h, realizaremos um novo encontro para discutirmos “Crianças com Hiperatividade”, com a presença do Dr. Lucas Gabriel Ribeiro e da psicóloga Cleyse Borges de Paiva Oliveira.

Trata-se de um tema muito relevante pela sua atualidade, sendo que há muitas opiniões divergentes e desinformadas a seu respeito, que envolve profissionais da área de saúde e de educação.

A partir de quanto a agitação de uma criança é patológica? Sua agitação é resposta ao meio em que vive? Como devemos atuar frente à esta condição? Medicação? Psicoterapia? Abordagem comportamental? Ou é o meio que deve se modificar a elas?

São muitas perguntas que precisam ser pensadas para uma melhor abordagem desta condição, e você está convidado para participar deste debate!

Venha! E acrescente algo transformador em sua cultura e em sua vida! Desenvolva sua capacidade crítica!




DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO


29 de SETEMBRO, de “CORAÇÃO FELIZ”



Não deixe de acessar a última postagem deste blog, quando “de carona nas comemorações do “DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO”, convido gestores municipais tricordianos, o Conselho Municipal de Saúde e a coordenação do PSF, para começarmos os trabalhos de regulamentação do projeto “Coração Feliz” na 2ª. semana de outubro. E coloco-me à disposição para treinar as equipes envolvidas em sua realização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário