Total de visualizações de página

domingo, 3 de novembro de 2013

03/11/2013
PRESIDENTE DA AMBASP REITERA SEU COMPROMISSO COM POLÍTICAS PÚBLICAS

O PREFEITO NADICO, EM AÇÕES QUE BENEFICIEM OS DEFICIENTES DOS 24 MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM AO PLANO NACIONAL VIVER SEM LIMITE
Recebi a visita do atual presidente da AMBASP (Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo-Sapucaí), prefeito Reinaldo Vilela Paranaíba Filho, o querido NADICO, e do Diretor de Assistência Social de São Bento Abade, Sr. Uéslen Marcelo do Carmo, para discutir a configuração de um secretariado intermunicipal para fomentar o aproveitamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “Viver sem Limite”, pelos municípios da região.

Nadico está interessado em promover desdobramentos para a pactuação dos municípios da região com o “Viver sem Limite”, promovida no último dia 19 pelo grupo aberto “Três Corações sem Degraus” em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da República, com notável colaboração da AMBASP. Ele levará para análise da diretoria da entidade a proposta de configuração de um serviço de secretariado focado na exploração do “Plano Nacional”, como sugestão para efetivar a popularização e o acesso das pessoas com deficiência da nossa região aos seus Direitos Humanos.

Para o Prefeito de São Bento a sintonia intermunicipal é importante em uma região como a nossa, que tem muitos municípios de pequeno porte e a rede de serviços públicos concentrada nas cidades maiores. Preocupado em contribuir com as instituições tricordianas que atendem os são-bentenses, Nadico sugeriu também que o “Três Corações sem Degraus” desenvolva um projeto piloto que beneficie as APAE´s da região através do “Viver sem Limite”, para ilustrar a contribuição do secretariado intermunicipal.

Ainda discutimos sobre idéias muito interessantes que ele tem sobre gestão pública. Saí muito inspirado da nossa reunião, a cada vez estou mais convencido de que juntos podemos muito mais.




GOVERNADOR ANASTASIA MANDA AQUELE ABRAÇO


E O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!



Fui convidado para juntar-me ao grupo de professores e políticos que recebeu o Governador de Minas Gerais, ANTONIO ANASTASIA, na vizinha cidade de Pouso Alegre, e ouvi a avalanche de salvas quando ele anunciou e assinou o investimento de quase R$ 35 MILHÕES no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. É claro, a Universidade que pertence a esta Fundação, atrelada ao Hospital, será diretamente beneficiada por este aporte financeiro; ela que, como a nossa Universidade tricordiana, passa por enormes dificuldades.

Voltei para casa com um nó na garganta: por um lado feliz por ver contemplada a Universidade que leciono, por outro, triste, por não ver, pelo menos ainda, o mesmo ímpeto ressuscitador acontecer em nossa cidade. Possivelmente, tal aporte financeiro se deu por intermediação política. Mesmo que, para tanto, nosso Governador tenha justificado como sendo a saúde uma prioridade, e sendo aquele hospital referência na sua região, além de ser um centro acadêmico, senti-me como há alguns anos, quando se discutia, entre amigos, qual seria a cidade mais importante da região: Três Corações ou Varginha?

Pelo visto, nem uma nem outra. A bola da vez é outra. Fiquei pensando em algumas perguntas que insistentemente fazia a mim mesmo: como está nossa representação política? O que eu, e cada um de nós, pode fazer para modificar essa realidade?

A própria Secretária Estadual de Educação é nossa conterrânea! Por que, apesar de suas atenciosas e incansáveis investidas na busca de soluções para nossa terra, valendo-se de sua real credibilidade e experiência, das quais sou testemunha, mesmo sua pasta não sendo a que responde pelo ensino superior, ainda assim, capenga o ensino superior em nossa terra? Será verdade que temos por aqui enterrada uma “cabeça de burro”? Ou ela está menos enterrada que parece?

Tinha esperança de encontrar, acompanhando o governador, os secretários estaduais de educação e de saúde, para quem dirigiria algumas demandas, mas não logrei êxito. Voltei impactado, mas com a certeza que há soluções que precisam ser construídas. Ainda assim, no rápido instante de um flash, pedi ao governador, que viesse nos visitar, e ele, amistoso, mandou “aquele abraço”.



PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE – PEP É OFERECIDO AOS MÉDICOS DOS PSFs


 PROFa. Dra. JUSSARA VONO TONIOLO EM TRÊS CORAÇÕES


O PEP é uma política pública de nosso estado, fruto da parceria entre a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, de alguma Escola de Medicina e dos Municípios, através da Superintendência Regional de Saúde (em nossa região é a SRS/Varginha). E a Escola de Medicina que é nossa referência é a de Pouso Alegre. No caso, o objetivo principal é melhorar a atenção básica à saúde no Estado, através da capacitação continuada de médicos que atuam nos Programas de Saúde das Famílias, os PSFs.

Na prática, a Escola de Medicina coordena a equipe de supervisores dos GAPs (Grupos de Atenção Permanentes), que são formados por 8-10 médicos de cada município, que atuam na estratégia de saúde da família.

A professora JUSSARA VONO TONIOLO é a coordenadora dos aproximadamente 15 GAPs de nossa região. Conversei com ela que, de forma entusiasmada por esta política pública, convidou-me a sensibilizar os gestores dos municípios para estimulares os seus médicos a participarem deste programa, que realiza, geralmente, um encontro ao mês. Ela ainda convidou-me para lecionar a disciplina de Saúde Mental, que é um Módulo Top, para alguns GAPs, sob sua coordenação.

Eu também a convidei – ela que é uma das maiores especialistas em doenças da tireóide em nossa região – para proferir uma palestra na próxima temporada do programa ‘Dr. Mauricio convida’, voltada à nossa população, no início do próximo ano.



Dr. MAURICIO CONVIDA



A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO COMBATE À EXCLUSÃO

Reitero aqui o convite para quem se interessar em estar conosco neste evento, aberto e gratuito, quando discutiremos questões sobre a SEXUALIDADE.

Estarão conosco o Dr. Celso Dias Rivello e a Psicóloga Patrícia Abreu – ambos são especialistas no tema, e generosamente concordaram em dividir seu conhecimento e experiência com o público presente.

É muito importante que se diga que o conhecimento, construído e diversificado, é a principal ferramenta de combate à exclusão, seja ela qual for.

Este evento será na Escola do Legislativo (anexo à Câmara Municipal), na próxima quinta-feira, às 19h.




MOVIMENTO TRÊS CORAÇÕES SEM DEGRAUS


 É PRECISO PERDER O MEDO DE PERDER!



Comecei nossa reunião semanal, questionando a falta da presença daqueles que são o objetivo principal da existência deste Movimento, os deficientes, bem como de suas famílias. É interessante como já passaram centenas de pessoas por nossas reuniões que não consideram a assiduidade como necessária à continuidade deste trabalho.

Diante de considerações que se fizeram sobre o caráter político que alegam para não virem às reuniões, Weslei falou: “É preciso perder o medo de perder!”. É claro, nosso Movimento tem um caráter político, mas é apartidário, e esta é uma premissa de sua constituição.

Donizete Gomes, pai de uma criança aluna da Escola Santa Tereza, falou do convite que fez àquela escola e aos pais ali reunidos para virem às nossas reuniões. Foi acompanhado por Odair, também pai de uma criança daquela escola. Ambos, relataram sua luta primeira pela Equoterapia e, por questões de exigências contratuais de que discordam, não têm seus filhos usufruindo deste serviço.

Falamos sobre o contato que tivemos com o prefeito NADICO, presidente da AMBASP, e nossa intenção de constituirmos um secretário intermunicipal para articular projetos para o plano nacional Viver sem Limite.

Beto Gadbem falou sobre a organização para realizarmos Workshops com o Sr. Ronaldo Peres do Amaral, para melhor articulação do Viver sem Limite, aos municípios pactuados recentemente ao plano.

Rafael e Weslei sugeriram fazermos, mensalmente, uma reunião do grupo nos bairros da cidade. Também falaram sobre a execução de nosso mais novo projeto: BLITZ sem DEGRAUS, que deverá ter início no próximo dia 16/11, e o local ainda a ser definido.

Regina sugeriu solicitarmos aos médicos, para que convidem seus pacientes deficientes para participarem do grupo.

Mais uma reunião, mais debates, mais idéias. Para a próxima, estão novamente todos convidados: quarta-feira, 19h, na Escola do Legislativo.

Por favor, se você que está lendo, conhecer alguém que possa se beneficiar deste Movimento, convide-o para estar conosco.



  

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO RESIDENCIAL MORADA DO SOL EM REUNIÃO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS


DEMOCRACIA PARTICIPATIVA INTERMEDIADA PELO VEREADOR


Após diversas questões, que pediam esclarecimento técnico, levantadas em reunião com moradores do Residencial Morada do Sol, intermediei uma reunião com representantes da Associação de Moradores daquele bairro e os secretários municipais de planejamento, Antônio Carlos Guedes e Karina Junqueira Ximenes.

Em ofício enviado pelo vice-presidente da Associação, Sr. Ademir José da Silva, constavam diversos itens que pediam explicação, como funcionamento das fábricas instaladas com promessas de empregos; a desaceleração dos serviços prestados pela empresa ‘Melo Machado’ naquele bairro; o despejo de entulhos próximo a nascentes; abertura de bueiros nas vias; fiscalização efetiva de obras ali realizadas; entre outros. Com clareza e conhecimento amplo de tais fatos, os secretários responderam a praticamente tudo o que se perguntou, não deixando de pontuar os limites que têm para a efetivação do que se pede, no tempo que se quer.

Obras como o asfaltamento e urbanização das ruas daquele bairro ganharam previsão de até no meio do próximo ano para estarem concluídas.

Este tipo de mobilização é extremamente proveitoso, sobretudo porque conscientiza o poder público das reais necessidades da população, ao diminuir as distâncias entre quem pode fazer e quem precisa do que está para ser feito.




LINHA TÊNUE EM NOITE DE ESTRÉIA



RAFAEL REIS NA LINHA TÊNUE QUE ANTECEDE A MATURIDADE DO ARTISTA


Três Corações, mesmo com a pouquíssima oferta de oportunidades que oferece aos seus artistas, décadas sem investimentos específicos e de monta, sobretudo em formação e infra-estrutura de atuação, ainda produz arte de qualidade, graças principalmente àqueles que procuraram outros centros para se especializarem, levando consigo o nome de nossa cidade.

Dentre os mais novos artífices da produção cinematográfica, certamente inspirados no mestre Braz Chediak, estão Lucas Bobst, Patrick Moysés e Rafael Reis.


Nesta semana, assistimos – alguns privilegiados – à estréia do curta-metragem “LINHA TÊNUE”, escrito e dirigido por Rafael. Técnica cada vez mais apurada, roteiro bem escrito, interpretação mais bem elaborada e recursos tecnológicos construindo cenas personalizadas, foi o que vimos.

Rafael, auxiliado por outros tricordianos, e custeado por empresas tricordianas, todos que mereceriam destaque não fosse exíguo o espaço, sendo que ressalto a captação de som de Bárbara Matuck e o apoio técnico de William da NDV vídeo, construiu uma estória que conta a fragilidade dos homens, que sobrecarregados por demandas sociais, transitam entre a realidade e a loucura. O que há de mais primitivo em nós, a destrutividade humana, ganha força e pode romper a linha da sanidade.

De forma sintética, Rafael deu uma aula de como fazer arte e registrar seu nome na história de Três Corações.





JANTAR DANÇANTE BENEFICENTE


VIDAÇÃO REALIZA AÇÃO SOCIAL PELA VIDA



Nesta semana, a VIDAÇÃO, entidade que presta assistência a pacientes oncológicos e a suas famílias, sob a presidência da incansável Marjorie Furtado e tendo como Relações Públicas a querida Maria Helena Bitar, e amparada por inúmeros voluntários que perambulavam pelo salão, recebendo e servindo os convivas, realizou, no Círculo Militar, um jantar beneficente, para angariar fundos e divulgar algumas ações.

Maria Helena fez questão de agradecer aos ‘amigos’ que não lhe faltam e mais uma vez contribuíram para este jantar. Ana Luisa Matuck, também sempre presente, agradeceu a todos que contribuem com a Associação pagando carnês – de valores diversos, segundo a possibilidade de cada um – e, levou suas alunas para entreter a todos ali com números de dança, e o jantar transcorreu sob o som da banda TRIADE – André, Lambreta, Xande, e Núbia – num clima de confraternização.

Para mim, o ponto alto, foi o anúncio feito por Marlinho e Paulinho, da parceria feita com o Hospital do Câncer de Barretos, quando então a VIDAÇÃO irá intermediar o acesso àquele serviço, facilitando e diminuindo o tempo de início do tratamento. A mensagem de Paulinho é uma lição: “Câncer não é sentença de morte!”. Há tratamento e ele precisa ser acessível!


Para quem quiser fazer parte desse PROJETO PELA VIDA, o telefone da VIDAÇÃO é 3231.1897. VOLUNTÁRIOS são muito bem-vindos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário