Total de visualizações de página

domingo, 10 de novembro de 2013

10/11/2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA


DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO ESCLARECE O PLANEJAMENTO DO TRÂNSITO EM NOSSA CIDADE


Na terça-feira, realizamos a Audiência Pública, por mim solicitada no início do ano, para ouvirmos, sobretudo, nosso Diretor do Departamento de Trânsito, órgão da Secretaria de Planejamento do Município, Sr. Itamar Procópio, nos esclarecer sobre questões levantadas pelos vereadores e outros presentes.

Itamar, falou-nos que privilegia uma visão global da cidade em detrimento de projetos individuais de mobilidade, e que têm feito uma implantação gradual das propostas discutidas na sua secretaria, sempre se colocando à disposição para qualquer pessoa ou órgão que o procure para esclarecimentos quanto às medidas adotadas: “não há nenhum projeto engessado, imposto à comunidade”.

Falando da dificuldade que vêm enfrentando, em especial, pelo crescimento de 200%, em dez anos, da frota veicular, seu departamento tem feito o possível para promover um trânsito mais fluido, desengavetando projetos (como o binário entre as ruas que sobem ao cemitério e que de lá descem ao centro), articulando agentes de trânsito (que ele diz serem deficitários em número), procurando alternativas (como a ponte que ligaria a cotia ao triângulo), e revitalizando a área central, sempre tendo por prioridade o pedestre.

Questionei-o sobre a fiscalização das áreas destinadas aos deficientes/idosos; minha indicação à se permitir a zona azul totalmente livre a esta população; outra indicação para ampliação das calçadas do centro; ampliação das passagens de pedestres das pontes; colocação de mais faixas para pedestres; e ainda pedi esclarecimento sobre as mudanças de mãos que vimos em algumas avenidas centrais. Ele propôs uma enquete para ouvir o que a população tem achado de tais mudanças.

 
O trânsito, assim como a Copasa e o Hospital São Sebastião, são os principais motivos de queixas em nossa cidade. Disse-lhe que o vejo como um herói por assumir tamanha dificuldade.

 Mais alguns inscritos falaram sobre nosso trânsito. A professora Edmara Gracieli – da Escola Maria Laura – falou sobre o Projeto Educar: “antes de criar leis, é necessário educar!”. E a agente de trânsito Lucyara Avelar Rodrigues fez um belo levantamento sobre o “Transito no Brasil”, que me cedeu para publicar aqui.







MOVIMENTO TRÊS CORAÇÕES SEM DEGRAUS


GRUPO DE MOBILIZA PARA NOVOS PROJETOS


Como de costume, novos participantes integraram o Movimento em nossa reunião semanal, às quartas-feiras, na Escola do Legislativo. Mais de trezentas pessoas já estiveram entre nós e hoje dividem conosco o esforço para construirmos uma cultura pelos direitos humanos dos deficientes.

Marlon Mendes, nosso querido Marlinho, falou-nos sobre suas atividades de cunho social, sendo o ‘embaixador’ do Hospital do Câncer de Barretos em nossa região; e trabalhando da mesma forma com a Fazenda Esperança de Guaratinguetá, destinada a acolher dependentes químicos. Agora, quer também se dedicar a esta nossa causa.
 
Hermes Naves, ex-coordenador do curso de Publicidade da Unincor, também colocou-se a disposição para trabalhar conosco. Ele é especialista na área de pesquisas e é membro da AEX-FCTE. Ele e Rafael Reis estão articulando para fazer um documentário sobre nosso Movimento. Também, Hermes desenhará o cartaz que faremos para convidar os deficientes e suas famílias para nossas reuniões.

Recebemos um convite da EPTV para indicar alguém portador de deficiência, para ser entrevistado em uma matéria sobre ‘o medo às diferenças’.

Beto Gadbem relatou suas ações para viabilizar o workshop sobre a elaboração de projetos, que iremos oferecer aos municípios que aderiram ao Plano nacional Viver sem Limite, que deverá acontecer, possivelmente no próximo dia 28/11/13.

Rafael Bart agendou com o grupo, para o próximo dia 16/11/13, a primeira ação da “Blitz em Degraus”, organizando as pessoas que participarão e a cartilha que será entregue à população do bairro visitado. Nesta semana, maiores detalhes.

Leandro Branquinho continua a disposição para gravar os ‘programetes’ a serem veiculados na Rádio Educativa, com temas de Acessibilidade, depoimentos e dicas. Quem se interessar, é só ligar para ele: 8882.9946.


Li para o grupo, a carta que recebi do Sr. Luiz Guido, da secretaria nacional de Direitos Humanos, agradecendo e fortalecendo com suas palavras e incentivo o nosso grupo.

Também, li uma solicitação feita pelo pai de Marcus William, para os que se interessarem em patrocinar as competições de natação que o nosso “peixinho” estará enfrentando no próximo ano. Marlinho se encarregou de viabilizar este patrocínio.

Discutimos propostas para comemorarmos o Dia Internacional dos Deficientes, no próximo dia 03/12/13, e em breve teremos decisões.

Novamente, convido a quem estiver nos lendo, para estarem conosco em nossas reuniões.



SEXUALIDADE


Dr. MAURICIO CONVIDA EM MAIS UMA EDIÇÃO


Recebemos, na Escola do Legislativo, o Dr. Celso Rivello e a Psic. Patrícia Abreu, para debatermos o tema SEXUALIDADE, quarta edição do projeto que traz especialistas para discorrerem sobre ‘Saúde e Bem estar’.

Abordando aspectos diversos – biológico, social e psicológico – do tema, vicissitudes do processo de maturação sexual, questões de gênero, educação sexual aos filhos, e exercício da sexualidade na velhice, os nossos convidados responderam a diversas perguntas da platéia, ampliando o conhecimento, e conseqüentemente contribuindo na formação de um espírito crítico mais apurado.

Obrigado ao Dr. Celso e à Psic. Patrícia. E, fica o convite para nos encontrarmos novamente no próximo dia 05/12/13, quando estaremos com o Dr. Alessandro Branquinho, aprendendo sobre Hipertensão Arterial.




FOLIAS DE REIS E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR EM NOSSA CIDADE


LITRICOR ORGANIZA ENCONTRO DO FOLCLORE SUL-MINEIRO


Hoje, no Parque Dondinho, cerca de dez cidades do sul de minas encontraram-se para ver, ouvir e se apresentar, no III Encontro Folclórico, organizado pela Liga Tricordiana de Companhias de Reis, sob a presidência do Sr. Odair Lemes.

Manifestações como congada, catira, capoeira, moçambique, e folias de reis, estão se apresentando durante todo o dia, num congraçamento que preserva e engrandece nossa Cultura.

Odair conta, sobretudo, com algumas empresas locais e com o apoio da vereadora Regina, para esta realização. Ele falou de seu esforço para a preservação desta forma de expressão cultural, que a cada ano ganha em destaque e importância.




CINEMA NO PANO


COMUNIDADE TAQUARAL RECEBE O PROJETO DO TALENTOSO PATRICK MOYSÉS


No último fim de semana, a Comunidade Taquaral participou como audiência e como protagonista do projeto Cinema no Pano, do artista tricordiano Patrick Moysés. Fomos convidados para assistir a mais uma de suas produções cinematográficas – CINE MAMBEMBE – na qual ele roteirizou, dirigiu e atuou, junto a crianças daquela comunidade.

Na estória que Patrick contou desta vez, um artista mambembe, desamparado e entregue ao alcoolismo, recupera-se com a solidariedade de uma pequena comunidade e volta a brilhar em sua arte. Roteiro simples, mas didático. Sobretudo, é impressionante o que Patrick consegue, com a ajuda de alguns bons amigos, fazer com crianças e outros moradores dos locais que visita. Ele integra, reúne de forma amorosa e oferece o que tem de melhor – sua arte – para resgate de suas auto-estimas e da crença que todos têm direito a ter um lugar ao sol.

Este projeto tem percorrido alguns bairros de nossa cidade, onde as ruas tomam o lugar da sala de visitas e todos, irmanados, assistem seu próprio trabalho e aplaudem uns aos outros. Idéia original e criativa, que transforma e valoriza o ser humano através da arte.





SESSÃO ORDINÁRIA

Em nossa 35ª SESSÃO ORDINÁRIA, realizada no dia 04/11/13:

EM 2ª E ÚLTIMA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.     Projeto de Lei Complementar que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar imóvel, a título de indenização por desapropriação indireta, realizada em terreno doado ao Sr. Sebastião Domingos Filho e dá outras providências.

2.     Projeto de Lei Ordinária que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar para atendimento ao Contrato de Financiamento BDMG/BF no. 148.570/2010, NOVO SOMMA INFRA, para execução de Infraestrutura e Pavimentação.

3.     Projeto de Lei Ordinária que Declara de Utilidade Pública a “Caixa Escolar Capitão Morbello Vendramini” e dá outras providências.

4.     Projeto de Lei Ordinária que Declara de Utilidade Pública a “Caixa Escolar Maristela Meliato” e dá outras providências.


EM 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO


1.     Projeto de Lei Complementar que autoriza o Município de Três Corações-MG a desafetar imóveis urbanos de sua propriedade para fins de alienação através de leilão público e dá outras providências.

2.     Projeto de Lei Ordinária que Declara de Utilidade Pública a “Caixa Escolar Afonsina Fonseca Musa” e dá outras providências.


INDICAÇÕES

1.     Requerimento à Mesa Diretora para que mobilize os departamentos pertinentes desta Câmara Municipal para dar o suporte necessário ao gabinete deste vereador para a realização de Audiência Pública sobre o PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, no próximo dia 05/12/13, às 19 horas, no plenário desta Casa Legislativa.

Justificativa
“O setor cultural tricordiano está discutindo este tema legislativo, por iniciativa da Associação Cultural Viraminas, com apoio direto de pelo menos dois vereadores desta Casa. Reunimo-nos com artistas e produtores culturais tricordianos recentemente, na sede desta Associação, com presença expressiva de articuladores deste setor da sociedade, a maioria deles – senão todos – devidamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, por iniciativa daquela pasta do Executivo, com vistas à promoção de debates como o que será objeto desta Audiência Pública. A constituição do Plano Municipal do Plano Municipal de Cultura prevê o tempo de uma década para sua execução, conforme definido pela Conferência Municipal de Cultura, e há prazo definido para sua elaboração, sendo, portanto, necessária sua articulação através de amplos e sucessivos debates com este fim.”


PALAVRA FRANCA

Antes de abrir a palavra aos vereadores, a Sra. Simone Cerqueira, coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Três Corações, apresentou-nos o trabalho que é realizado por ela e sua equipe nesta área da saúde em nossa cidade.

A abrangência deste trabalho ganha destaque na região, pela seriedade e capacidade de articulação para prover, neste âmbito da saúde, praticamente todos os recursos de que nossa população tem necessitado.

Para se ter uma idéia, este serviço está presente nos PSFs, nas Escolas Municipais urbanas e rurais (nestas, em parceria com alunos da Unincor), Creches, CRAS, CEO, Hospital São Sebastião, Casa de Saúde Santa Fé, Ancianato, CAPS, NAF, Clínica da Mulher e Escolas Estaduais.

Ela falou-nos do Programa Federal Brasil Sorridente, que presta atendimento voltado para procedimentos curativos de média complexidade, referenciados pela Atenção Básica. Nesta, são feitos atendimentos preventivos e curativos de baixa complexidade, para adultos e escolares de unidades de Estratégias de Saúde da Família.

Quanto ao CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, sua “menina dos olhos”, criado há cerca de três anos, ela oferece serviços de endodontia, periodontia, cirurgia, diagnóstico, prótese dentária, DTMs e odontopediatria. Em especial, para pacientes especiais! Para o CEO, são encaminhados os pacientes dos PSFs, Santa Fé, Policlínica e Penitenciária.

Mais de 90.000 procedimentos foram realizados no primeiro semestre de 2013.


Por fim, ela nos falou da necessária prevenção ao Câncer Bucal, que é dos que mais matam no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário