Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Três Corações sem Degraus 2014



Universidade aberta de democracia participativa, o 'Três Corações sem Degraus' está de volta pela promoção e defesa dos 'Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência' no Sul de Minas



Direitos Humanos


Num dos filmes cineasta russo Sergei Loznitsa, dois amigos conversam sobre a montagem uma peça teatral. Eles estão na Bielorrússia de 1942, sob invasão alemã, e debatem a dificuldade de encontrar-se, para atuar, um amputado que não fosse vítima de guerra.

A passagem denuncia um dos legados mais cruéis da ‘2ª Grande Guerra Mundial’ (1939-1945), mas também a situação de exclusão social das pessoas com deficiência naquele momento histórico.

Em 1948, ainda assombrada pela Bomba H, a comunidade internacional reagiria à ‘2ª Grande Guerra’ elaborando a ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’: protocolo legislativo através do qual as Nações Unidas (ONU) reconheceram algumas condições mínimas para a dignidade humana em tempos de guerra ou de paz.

Em 2006, o espírito civilizacional da ‘Declaração Universal’ alcançaria as pessoas com deficiência nos ermos da histórica exclusão social: a ‘Convenção Internacional dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência’ proporia requisitos arquitetônicos e comportamentais para a hospitalidade aos cidadãos com necessidades especiais (físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais). O Brasil sancionaria a convenção em 2008.

Três Corações sem Degraus 

29ª reunião aberta


Na noite de ontem (12/2, foto abaixo), na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações-MG*, quinze pessoas se encontraram voluntariamente, em reunião aberta, para fomentar os Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência no Sul de Minas.

Na pauta do encontro, o principal tema era a discussão sobre o livro com propostas de políticas públicas que o Governo Federal desenvolveu a partir da avaliação dos cinco primeiros anos de vigência dos 'Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência' no Brasil. Contudo, não houve tempo para abordá-lo.

"Três Corações sem Degraus" no hall de entrada da Escola do Legislativo

Como é característico do grupo, havia novos e antigos integrantes - mais de 400 pessoas já colaboraram desde o surgimento do movimento, em maio do ano passado. E eles trouxeram, como sempre, histórias de luta de pessoas e de famílias de pessoas com deficiência, e problemas de profissionais e de instituições assistenciais tricordianas.

Diante do cenário, o grupo priorizou espontaneamente as demandas que chegaram, e o livro com propostas de políticas públicas, de pauta, passou a instrumento na busca por soluções colaborativas (sejam elas governamentais ou civis, formais ou informais).

Na próxima quarta-feira (19/2), às 19h00, na Escola do Legislativo da Câmara Municipal*: venha colaborar conosco!

Clique aqui para fazer parte do Três Corações sem Degraus no Facebook


Escola do Legislativo da Câmara Municipal: av. Quinto Centenário do Brasil, 1010 - anexo à Câmara Municipal, em frente ao Parque Dondinho. 


Clip - TC sem Degraus


Nenhum comentário:

Postar um comentário