Total de visualizações de página

domingo, 6 de abril de 2014

06/04/2014
HOMENAGEM AO GENERAL PEREIRA GOMES


O MOVIMENTO TR3S CORAÇÕES SEM DEGRAUS AGRADECE AO GENERAL


Na última terça-feira, a Câmara Municipal fez uma homenagem, despedindo-se do casal Marlise Pereira Gomes e Luiz Carlos Pereira Gomes, que estão deixando seu trabalho frente à Escola de Sargento das Armas de nossa cidade.

O General de Brigada Pereira Gomes e sua esposa foram unanimemente decantados pelas autoridades presentes, revelando-se unanimidades poucas vezes vista, sendo lembrados pelos trabalhos que fizeram, em especial, pelos mais desfavorecidos, de Três Corações e da própria EsSA.

Lembrando suas ações em prol da Acessibilidade e dos Direitos Humanos, agradeci ao General, em nome do MOVIMENTO TR3S CORAÇÕES SEM DEGRAUS, ofertando-lhe uma ‘placa’ onde estava inscrito o seguinte:

“Ao General de Brigada LUIZ CARLOS PEREIRA GOMES, ser humano acessível e solidário, e à sua família, o agradecimento fraterno do Movimento Três Corações sem Degraus. Ao partirem, saibam que estarão para sempre no coração e na memória de todos os tricordianos: parte do melhor de nós são vocês!”.




MOVIMENTO TR3S CORAÇÕES SEM DEGRAUS


TRÊS CORAÇÕES: LEVANTA-TE E ANDA!


Novamente conversamos sobre o que faremos para comemorar nosso primeiro aniversário, e Maycon Emerson já está vendendo camisetas alusivas a esta data, no valor de R$ 25,00, que podem ser encomendadas pelo telefone 3232.7565.

Nessa semana, estivemos na TRECTUR para esclarecimentos em relação às formas de aquisição do Passe Livre, e trouxemos notícias para o grupo. Formulários para serem preenchidos para aquisição do passe livre intermunicipal podem ser acessados em www.sindpass.com.br. O Sr. Gilberto Maciel, esclareceu que o decreto municipal que o institui necessitou sofrer uma emenda e logo deverá estar valendo. Os órgãos competentes deverão esclarecer à população sobre as formas de os deficientes terem acesso a ele.

Relatamos ao grupo sobre o contato que tivemos com a direção da UNINCOR, quando discutimos nosso projeto sobre Educação Inclusiva, a ser implementado naquela Universidade.

Rafael Bart nos mostrou o site que está construindo para abrigar online nosso Movimento: www.tcsemdegraus.com.br.

O cadeirante Marcelo Terra solicitou a quem possa ajudar, o empréstimo de um espaço público para ele realizar uma ‘feijoada beneficente’, que ele quer promover para angariar recursos para adquirir uma nova cadeira de rodas.

E, ao fim, o grupo preparou-me uma ‘festa surpresa’ para comemorarmos o meu aniversário que eu estava festejando neste dia. Emocionado, ouvi as palavras de Maycon:


“Graça ao empenho do senhor, de toda sua equipe e também da população tricordiana, estamos fazendo nascer a cidade de Três Corações no que diz respeito aos direitos da Pessoa com Deficiência!”

“Lembra da frase: ‘Três Corações, levanta-te e anda?’, então, estamos a quase um ano fazendo com que nossa cidade se levante e ande!”.

“Hoje estou aqui representando não só o Movimento, mas também todas as pessoas com deficiência de nosso município. Sei que é uma luta incansável, desgastante, as vezes até cansativa, mas cada conquista, por menor que seja que já conquistamos, nesses quase 10 meses de vida, já é um motivo muito grande para comemorarmos e lutarmos sempre por aqueles que tem sede de justiça!”

“Muito obrigado pelas vezes que o senhor foi, mesmo que por alguns segundos, minhas pernas, quando por exemplo, eu tive necessidade de subir no carro, ônibus, lá no cinema aquele dia, lembra? Então, quando o senhor me carregava no colo era como se tivesse carregando todas as pessoas com deficiências da cidade, carregando seus problemas, seus auto-preconceitos, suas humilhações do dia-a-dia, enfim, carregando todo o peso deixado no decorrer dos tempos.”

“Quando penso assim sabe do que me lembro? Do Grande Mestre chamado Jesus Cristo, o Filho do Homem, que carregou o peso dos pecados de toda a humanidade para nos salvar.”

“Obrigado por carregar nossos pesos e tentar aliviar nossas cruzes! Feliz aniversário, muita saúde, paz e amor!”.




PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA/UNINCOR


DIREITOS HUMANOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA


Eu e a professora Pryscilla, apresentamos à Dra. Gleicione, reitora da UNINCOR, e ao professor Leandro, seu diretor geral, o Projeto que elaboramos a pedido dos mesmos ao MOVIMENTO TR3S CORAÇÕES SEM DEGRAUS, para implantar na Universidade um curso de extensão destinado à capacitação das pessoas com deficiências. Fizemos mais!

Relatamos a história de nosso Movimento que se inclui na história de nossa cidade, tornando-a uma das cidades mais representativas em todo o Brasil, no que se refere a políticas públicas dos direitos humanos das pessoas com deficiências.

Nosso Projeto se divide em três eixos: pedagógico (de responsabilidade da professora Pryscilla Duarte), psicossocial (psicólogo e professor Matheus Felipe Souza César); e profissional (publicitário e professor Hermes Naves). E, tem toda essa articulação feita entre a Universidade, as empresas parceiras, a comunidade, e as pessoas com deficiências, feita pelo meu gabinete e pelo Movimento Três Corações sem Degraus.

A professora Gleicione relatou seu trabalho por mais de dez anos em prol da Educação Inclusiva, e muito se sensibilizou com nosso Projeto, dizendo que irá se esforçar para que ele logo se torne uma realidade.




Dr. MAURICIO CONVIDA


SEGURANÇA NO TRÂNSITO: PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS


Recebemos em nossa Escola do Legislativo, nesta semana, o Dr. Walid Abdala Tauil e a Dra. Ana Maria Torres Abdala, que nos falaram sobre Segurança no Trânsito, no “Projeto Educação + Saúde”, que mensalmente traz especialistas para dividirem seu conhecimento e experiência com o público presente.

Ambos relataram medidas de proteção a que devemos estar atentos para nos pouparmos de situações verdadeiramente calamitosas que se sucedem aos acidentes de trânsito.

Dr. Abdala relatou que, desde a invenção do carro, já ocorreram 40 milhões de mortes no mundo envolvendo acidentes (sendo que anualmente acontecem 1,3 milhões de óbitos nestas situações): 90% dos acidentes se dão em conseqüência de falhas humanas, e apenas 10% são decorrentes de falhas mecânicas ou más condições das estradas.

Tivemos também uma aula prática sobre a abordagem a acidentados, quando, por exemplo, eles mostraram como tirar o capacete de um recém-acidentado de moto.

Bem, estes eventos têm seu principal valor quando promovem a interação do profissional com a platéia. Portanto, programe-se para nosso próximo encontro: dia 08/05/14, às 19h00, na Escola do Legislativo (anexo à Câmara), vamos ouvir a Dra. Cilene Pelúcio e a fisioterapeuta Evanice Geralda da Costa discorrerem sobre “A Ditadura da Beleza”. Até lá!




ENTREVISTA À RÁDIO TROPICAL


TRANSPARÊNCIA NAS AÇÕES!


Recebi a jornalista Elisamara Resck em meu consultório para uma entrevista, na qual conversamos sobre alguns temas:

2.    O Projeto de Lei “Pacto Social” que deu entrada em nossa Câmara, de autoria minha e do vereador Fabiano Barbosa, que determina que em todas as ações de concessão de uso e doação de bens imóveis do município, que a empresa beneficiária se comprometa a auxiliar financeiramente, por tempo indeterminado, com ao menos um salário mínimo mensal, alguma entidade assistencial de nossa cidade, e que também se comprometa a abrir vagas para pessoas com deficiências, numa proporção estabelecida no Projeto.

3.    A importância da participação de nossa gente nos eventos programados no Projeto “Educação + Saúde”, que pretende compartilhar o conhecimento, esclarecendo as dúvidas com especialistas em diversas áreas. Nesta semana teríamos o tema “Segurança no Trânsito”, mas neste ano já conversamos sobre “Obesidade Infantil” e “Saúde Bucal”.

Bem, agendamos para a próxima semana nova entrevista com outros assuntos sobre minha vida legislativa.




JORGE MACHADO É EMPOSSADO NOVO VEREADOR

JORGE, DE CORPO E ALMA!


Na ultima quarta-feira, após a renúncia do vereador Altair Nogueira, sua cadeira na Casa Legislativa foi ocupada por seu suplente, o Sr. Jorge Machado.

Para um plenário repleto de seus familiares e algumas autoridades, Jorge falou sobre sua alegria em retornar ao ambiente da Câmara, sendo que ele já esteve ali trabalhando por três legislaturas anteriores.

Entre as minhas saudações desejando-lhe boas-vindas e sucesso nesta nova função pública, coloquei-lhe que estamos vivendo um momento inédito em nossa história política: apenas um vereador havia renunciado nesta Casa, se não me engano, em 1966, e agora esta nova renúncia.

Disse que no dia anterior havíamos saudado efusivamente o General Pereira Gomes, exatamente, na mesma semana em que comemoramos os 50 anos do golpe militar de 1964. Em outras palavras: os tempos são outros! As pessoas querem uma nova forma de fazer política! Nossa própria Câmara teve 80% de seu quadro de vereadores modificado na última eleição.

Sugeri a ele que “esquecesse” tudo o que havia aprendido na política, é claro, não desmerecendo sua experiência legislativa, mas que, se estivesse agora chegando com o espírito aberto a aprender conosco essa nova forma de fazer política, que poderia contar comigo.

Ele respondeu: “de corpo e alma!”.




SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/03/2014, tivemos nossa 8ª Sessão Ordinária, que foi marcada, sobretudo, por uma situação muito surpreendente: a RENÚNCIA ao cargo de vereador de ALTAIR NOGUEIRA.

Além, deste fato e das poucas votações que tivemos, também apresentou seu relatório, o Tenente Coronel LEANDER TOSTES, da 16ª CIA de POLÍCIA MILITAR.


EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.    Projeto de lei ordinária que Autoriza o repasse de recurso do Fundo da Infância e Adolescência – FIA para a ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA 23 DE SETEMBRO, no exercício financeiro de 2014.

2.    Dispõe sobre autorização para transferência de área de terreno da municipalidade para a empresa MARICEL LAVANDERIA DE TRÊS CORAÇÕES LTDA - ME, portadora do CNPJ 22.389.928/0001-42 e dá outras providências.

*Qualquer informação sobre estes projetos pode ser solicitada a mim, através deste blog, ou diretamente em meu gabinete (com Bárbara, pelo telefone 3239.1538). Estes dois projetos foram aprovados por unanimidade.


INDICAÇÕES

1.    Ao Departamento de Trânsito, para que analise a petição dos moradores do Jardim Rio Verde, remetida ao vereador abaixo assinado, sobre a necessidade urgente de instalação de mecanismos de controle de velocidade na Rua José Carneiro de Souza.

Justificativa: a via supramencionada tornou-se o principal acesso à área central da cidade após a transformação da Av. Cabo Benedito Alves em via de mão única. Isto é, tornou-se o principal acesso ao centro da cidade para a região que concentra aproximadamente 40% da população do município. Ali, a ausência de casas e de obstáculos reguladores de velocidade na altura do estádio Canto do Rio, estimula os condutores a desenvolverem velocidades que, ao alcançarem a altura do bairro Rio Verde, tornam-se perigosas, entre outros motivos, porque as calçadas do trecho são estreitas e obrigam os pedestres a caminharem na via de rolamento.  


2.    Ao Departamento de Trânsito, para que reforce a orientação e treinamento de suas equipes quanto aos padrões técnicos da ABNT 9095 (que normatiza a acessibilidade arquitetônica) e para os rigores dos padrões nacionais e internacionais de sinalização de via pública para as pessoas com deficiência.

Justificativa: os padrões técnicos que regulam as questões de acessibilidade e orientação para pessoas com deficiências são relativamente novos, respeitá-los é uma cultura ainda em desenvolvimento para usuários e responsáveis governamentais. Chegou ao gabinete do vereador abaixo assinado uma reclamação da falta de padronização da sinalização visual empregadas para identificar as rampas de acesso à calçadas para pessoas com mobilidade reduzida.

3.    Requerimento à Direção Administrativa da Câmara Municipal, para que considere a possibilidade de adotar-se o rigor de contratar pelo menos uma pessoa com deficiência para as vagas de menor aprendiz oferecidas pela Casa.

Justificativa: a questão da idade faz com que haja um natural rodízio de menores aprendizes nos quadros de colaboradores da Câmara Municipal. E, no instante em que o país empreende um esforço coletivo para a inclusão/profissionalização das pessoas com deficiências, dar oportunidade a um menor aprendiz que faça parte deste extrato social demonstrará sintonia deste poder público com a vida institucional do país e correspondência e coerência com o trabalho do Movimento “Três Corações sem Degraus”, que às vésperas de completar o primeiro ano de atuação, desenvolveu quase todas as atividades dentro da Câmara Municipal, sem, ainda, exercer influência sobre as rotinas administrativas desta Casa passíveis de serem influenciadas.

4.    À Direção Administrativa da Câmara Municipal, para regulamente o compromisso com a comunicação oficial das atividades legislativas da Casa, e fiscalize o descumprimento dos rigores implicados

Justificativa: a mudança na data da reunião de comissões permanentes da última semana não foi comunicada publicamente nos canais de comunicação da Câmara, e, com isto, a “Ordem do Dia” de hoje não foi publicada com antecedência satisfatória. É preciso normatizar para que o interesse popular na vida legislativa municipal não fique à mercê de agendas internas que não chegam a se preocupar com os compromissos sociais da instituição e não sofra com eventualidades alheias aos interesses populares.

5.    Moção de Aplauso à Sra. Luciana Bertassoli, proprietária da Cabana Creperia, através de quem cumprimento também os músicos que se dispuseram a colaborar com evento beneficente, pela realização da noite musical, no próximo dia 10/4, com renda revertida para o Lar Anjo da Guarda.

Justificativa: ao abandono de atenções adequadas dos poderes públicos, o Lar Anjo da Guarda passar por graves dificuldades, e a referida empresária, já conhecida pelas ações sociais e culturais, ao saber da situação delicada da instituição, prontamente mobilizou sua empresa e sua rede de contatos para socorrê-la.

6.    Requerimento à Mesa Diretora, para realizar uma Audiência Pública, que discuta o tema “Segurança Pública”, em especial, a partir de dados apresentados pelo Tenente Coronel Leander Tostes da Polícia Militar, buscando soluções para os problemas apresentados.


TRIBUNA LIVRE


Acompanhado de seus mais próximos colaboradores, o Tenente Coronel Leander Tostes, da 16ª CIA de Polícia Militar, apresentou uma ‘prestação de contas’ sobre o trabalho que vem sendo feito e os dados relevantes que levantaram, em nossa cidade.



Com esmerado detalhamento, nos mostrou dados que mostram as metas que atingiram em relação aos crimes ocorridos em Três Corações, mas pontuou algumas situações que precisam do trabalho conjunto entre a polícia e as instâncias governamentais para melhor solução, citando o tráfico de drogas como responsável por muitas ocorrências: “não passamos uma semana em Três Corações que não temos uma ocorrência por tráfico de drogas!”. Também, citou alguns casos de menores, que pelo número de reincidências e pela postura que mostram em relação aos crimes que cometeram, classifica como irrecuperáveis: “eu perdi a fé no dia que conversei com esse menino!”, clamando à sociedade que busque alternativas para intervenção nestes casos.

Ainda, o Sr. Tostes elencou numa lista, ruas, praças, casas e construções abandonadas, que reconhece como “locais de homicídio e estadia de infratores”, também solicitando intervenção municipal para revitalização destes espaços:

1.     Rua das Flores (vila Fernão Dias)
2.     Ruam Deusa Rosalina Bandeira (vila Suely)
3.     Casa abandonada à Rua A, 183 (jardim Esperança)
4.     Casa abandonada à Rua da Colina com Rua da Carranca (vila Ipiranga)
5.     Cemitério Municipal
6.     Praça Mariana (vila Amorelli)
7.     Rua Otacílio P. Amorelli (Escadão)
8.     Terminal rodoviário (estadia de moradores de rua e usuários de drogas)
9.     Subsolo do prédio da Associação Comercial
10.   Antiga fábrica Atalaia (Monte Alegre)
11.   Rua Saul Brasil com Avenida Orlando Rezende Andrade (vila Jessé)
12.   Praça de Esportes
13.   Mercado Municipal
14.   Rua das Margaridas (vila Lima)


Por fim, lembrando que o trabalho da polícia deve ser feito de forma integrada com a comunidade, citou Mahatma Gandhi para propor o engajamento de todos na causa da Segurança Pública: “SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário