Total de visualizações de página

domingo, 4 de maio de 2014

05/05/2014
MOVIMENTO TR3S CORAÇÕES SEM DEGRAUS


UNAPED EM GESTAÇÃO



Em nossa reunião desta semana, trabalhamos sobre um objetivo específico que prevê a realização de um dos mais ousados e importantes projetos até então elaborados pelo nosso grupo: a constituição da UNAPED – Universidade Aberta da Pessoa com Deficiência.

Para tanto, recebemos em nossa reunião, o Sr. Natanael Aleva, diretor acadêmico do grupo de gestores que atualmente está à frente da UNINCOR, e que ainda é responsável, diretamente, por outras seis instituições de ensino superior na região de Belo Horizonte, e indiretamente, também atua em muitas outras instituições do país.



Com este fim, expusemos a ele a composição de nosso projeto que prevê a assistência às pessoas com deficiências em três eixos: pedagógico, psicossocial e profissional.

Dirimidas as dúvidas, recebemos a promessa de uma rápida avaliação de nossos interesses e de nossas necessidades, para o início de nossos trabalhos.

Nossa próxima reunião, como de hábito, deverá ocorrer na próxima quarta-feira, na Escola do Legislativo, às 19h00. É só comparecer pra participar!




Dr. MAURICIO CONVIDA


TEMA DO MÊS: A DITADURA DA BELEZA

Neste mês, no dia 08/05/2014 (quinta-feira), às 19h00, na Escola do Legislativo, estaremos recebendo duas profissionais que lidam diretamente com o funcionamento e com a estética corporal: a dermatologista Cilene Pelúcio e a fisioterapeuta Evanice Geralda da Costa.

Ambas falarão sobre os mitos que vivenciam seus pacientes em nome da beleza, com esforços superlativos pra se aproximar do que consideram o ideal, recorrendo a procedimentos preventivos e terapêuticos, modelando formas e buscando a inibição do envelhecimento: quais os limites dos recursos que temos hoje? Quais os limites éticos do que se espera conseguir?

O projeto SAÚDE + EDUCAÇÃO busca informar, a quem se interessar em aprender, através do contato com especialistas. A cada mês nos encontramos, já há quase um ano, para sairmos diferentes de cada encontro.

Este é um evento aberto e gratuito: PARTICIPE CONOSCO!




OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS


DIREITOS E DEVERES SE ENCONTRAM NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Em atendimento a normas trabalhistas que prevêem cotas nas vagas oferecidas em seu rol de funcionários, a pessoas com deficiências, algumas empresas estão procurando o Movimento Três Corações sem Degraus, grupo aberto que luta pelos direitos desta população, abrindo-nos estas oportunidades.

Assim, já nos informaram sobre tais vagas a TOTAL, a RN TINTAS e o GF SUPERMERCADOS, e nesta semana, a UNINCOR também nos procurou, através da responsável pelo seu setor jurídico, a advogada Alessana Ribeiro, disponibilizando oportunidades para trabalho em vários setores da Universidade, a pessoas com deficiências.

A UNINCOR conta atualmente com 587 funcionários, sendo 11 deles portadores de alguma deficiência, e necessita ter em seu quadro cerca de 24 funcionários nesta condição.

Então, quem se interessar ou souber de alguém que esteja procurando emprego, e que esteja apto a ocupar uma destas vagas, pode apresentar-se munido do seu currículo e agendar entrevista para possível seleção.




ESTATUTO DO IDOSO É LEVADO À SÉRIO


IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS JÁ SE BENEFICIAM DA GRATUIDADE EM COLETIVOS URBANOS DE VARGINHA

No início do meu mandato, fiz uma solicitação ao Executivo para que viabilizasse a GRATUIDADE PARA IDOSOS acima de 60 anos, no transporte urbano de nossa cidade, inspirado na luta do Sr. José Damâncio, homem que luta há muitos anos pela causa dos idosos nos muitos lugares que morou. Antes, eu havia ido à TRECTUR e ouvi explicações do advogado desta empresa, o Sr. Elias, dizendo que essa é uma atribuição do Executivo e implicaria estudos para sua viabilidade: assim, solicitei em plenário àquela época.

Há poucos dias, em uma Audiência Pública sobre TRANSPORTE URBANO, de iniciativa da prefeitura, realizada na Câmara Municipal, reiterei meu pedido para que sejam feitos, ao menos, estudos sobre esta gratuidade.

Bem, baseei-me no ESTATUTO DOS IDOSOS, que prevê ser idoso aquele que tem 60 anos ou mais, e, sobretudo, na necessidade de nos ocuparmos de assistir a esta parcela de nossa população que freqüentemente precisa se deslocar pela cidade e não possui recursos mínimos para isto. Imaginem alguém que mora no Jardim Paraíso e REGULARMENTE precisa ir ao médico, ou à reabilitação, ou ao psicólogo, ou fazer exames, etc., na Colônia Santa Fé: não é fácil!

Este tema, nesta semana, voltou à baila numa notícia que li sobre a luta da Câmara de Varginha, que finalmente APROVOU a gratuidade aos idosos acima de 60 anos de idade: parabéns aos vereadores daquela cidade que estão construindo um mundo mais justo e humano! Em nossa terra também podia ser diferente...

Leia no link abaixo, a matéria que citei acima:





TNT + CULTURA


1ª FESTIVAL TNT DE LITERATURA E CULTURA

Foi aberto ontem, um novo projeto da TNT, espaço que concentra opções de compras, lazer e fast-food em nossa cidade, e que tem à frente o jovem Éder A. Costa, militante de diversas ações sociais que fazem a diferença para os tricordianos.

Desta vez, ele inovou criando um FESTIVAL que pretende levar cultura literária aos jovens que por lá passarão, inclusive com escolas agendadas para visitação. Criou o ‘Livro Livre’; músicas para serem acessadas pelo QR Code; concursos de poesia, redação e desenhos; o ‘Sarau Marginal’ (sob a direção de Rafael Raciocínio Tático); e, sobretudo, a exposição de pinturas, textos, poemas e frases, que estimulem a leitura de forma interativa e lúdica.

O Festival acontecerá de 03 a 25 de Maio, e tem a participação de diversos artistas locais e da região. À abertura do evento, Rafael Raciocínio Tático e Paulo de Barros, deram o tom do que será vivenciado neste mês.

Parabéns mais uma vez ao Éder e a toda equipe do TNT: a cultura tricordiana neste mês em endereço certo!




VICTOR CUNHA É ESTÁTUA EM NOSSA PRAÇA CENTRAL


QUANDO DOIS ARTISTAS SE ENCONTRAM

Será inaugurada nesta semana a estátua que homenageia um dos maiores músicos tricordianos e fomentadores de nossa cultura, VICTOR CUNHA, recentemente falecido em nossa cidade.

E é AFONSO BARRA, outro grande artista de nossa terra, quem está dando forma a este projeto: Victor será eternizado com uma imagem que nos era habitual, sentado em um banco da praça Odilon Rezende Andrade, logo em frente onde hoje está o Banco do Brasil, segurando seu violão às mãos.  

A idéia nasceu da professora Vanja Ferreira e logo tomou corpo pelo esforço de um dos homens mais apaixonados por essa cidade, o Sr. Marco Túlio Cupolillo. Ele reuniu patrocinadores e um grupo de vinte amigos, e levaram em frente este projeto.

Assim, a memória da cultura tricordiana pode ser preservada, de forma simples e didática, e o Victor, continuará reunindo pessoas, como sempre fez, e de seu violão, pelo menos em nossa lembrança, ainda sairão muitas notas, como aquelas que um dia embalaram nossos dias e noites.




SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/04/2014, realizamos nossa 11ª Sessão Ordinária, com a seguinte pauta:


EM 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO*

1.    Projeto de Lei Ordinária que altera a Lei no. 3.832, de 21/06/2013 (Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014) e a Lei no. 3.915, de 27/12/2013 (Plano Plurianual 2014-2017) e dá outras providências.

2.    Projeto de Lei Ordinária que autoriza a abertura de crédito adicional especial para a aquisição de materiais permanentes para o Ensino Fundamental e dá outras providências.

*Qualquer informação sobre estes projetos pode ser solicitada a mim, através deste blog, ou diretamente em meu gabinete (com Bárbara, pelo telefone 3239.1538). Estes projetos foram aprovados por unanimidade.


INDICAÇÕES

1.    À Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para, com a urgência imposta pelo surto de dengue, discutam e providenciem as adequações necessárias para que o Ecoponto, onde pneus são armazenados, atenda à legislação nacional vigente.

Justificativa: Em 06/05/2013, o vereador abaixo assinado fez indicação, em Sessão Ordinária, pela “adequação para melhor acondicionamento dos materiais destinados à reciclagem, em especial os pneus localizados no local denominado ‘ECOPONTO’. Um ano depois o Município enfrenta um surto de dengue e a situação persiste. A situação deve preocupar não só à Comissão Permanente de Saúde, presidida pelo vereador abaixo assinado, mas também à Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, pois que o armazenamento de pneus como está feito desobedece a um dos pontos de maior preocupação da legislação ambiental vigente no país. A RESOLUÇÃO No 416/2009 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) considera que “os pneus dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental que pode resultar em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública. E, no Art. 10, exige que “o armazenamento temporário de pneus deve garantir as condições necessárias à prevenção dos danos ambientais e de saúde pública”, o que o parágrafo único disciplina de forma cabal: “Fica vedado o armazenamento de pneus a céu aberto.”

Aproveitando o debate que se formou sobre a questão da DENGUE em nosso município, propus em plenário a constituição de uma COMISSÃO ESPECIAL para estudarmos o problema da DENGUE e viabilizarmos soluções, especialmente preventivas para esta doença. Nenhum vereador se manifestou, neste momento, para compor esta comissão que deveria ter pelo menos três vereadores para se efetivar.


2.    À Secretaria de Saúde e à Secretaria de Obras da Prefeitura para que mobilizem os instrumentos institucionais disponíveis, em regime de urgência, para viabilizar a manutenção das laterais e imediações das linhas da rede ferroviária que corta o município. E, para que, juntamente com a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador abaixo assinado, identifique-se e/ou desenvolvam-se os instrumentos institucionais necessários ao controle da manutenção destas áreas.

Justificativa: chegaram ao gabinete do vereador abaixo assinado denúncias de que, ao reclamarem sobre os riscos representados por estas áreas para a saúde pública, moradores da rua Vicente Maestro Medeiros obtiveram como resposta que a responsabilidade pela área não compete ao município. Considerando que; a situação deles é também a de outras comunidades do Município, como o Triângulo e a Feira de Gado; e que, se a responsabilidade pela manutenção destas áreas não são de responsabilidade da municipalidade, as consequências pela falta da manutenção sim, são de responsabilidade da municipalidade; sem esquecer o surto de dengue em curso; e que linhas férreas, por acompanharem a geografia dos rios por questões topográficas, tornaram-se áreas sensíveis para a saúde pública; coloca-se a responsabilidade de Legislativo e Executivo se organizarem, com urgência, para construir e/ou encontrar a solução.


3.    À Secretaria de Saúde e ao Serviço de Vigilância Sanitária para que averigúem as condições de saneamento básico da fazenda do Sr. XXXXXXX, colocada em xeque por denúncias anônimas que narram a falta de tratamento de esgoto, a existência de caixas d´água abertas, presença de animais mortos, e más condições de higiene para o manejo da extração de leite.

Justificativa: denúncia feita ao gabinete do vereador abaixo assinado. Endereço da fazenda anexo à esta solicitação.


4.    À Secretaria de Saúde e ao Serviço de Vigilância Sanitária para que avaliem a urgência de e providenciem a manutenção de terreno baldio localizado na Rua São Tomé das Letras, ao lado do numero 162, no Bairro Vilas Boas.

Justificativa: a comunidade e a vizinhança afirmam que já pediram providências para a área na Vigilância Sanitária, mas que nada foi feito, e que as condições sanitárias do terreno ameaçam a vizinhança.


5.    Ao Departamento de Trânsito do Município para que informe à Câmara Municipal, em especial ao gabinete vereador abaixo assinado, sobre as condições de suporte material oferecidas aos agentes de trânsito, com detalhes sobre as razões aparentes para a eventual falta de estrutura e suporte.

Justificativa: para que o Legislativo Municipal possa colaborar com a construção de soluções para este setor.  E, porque chegou ao gabinete do vereador abaixo assinado uma reclamação de que há quinze dias os agentes não dispõem dos talões com o formulário de registro de infrações, o que os impede de realizar seu trabalho adequadamente. Recentemente, o gabinete do vereador abaixo assinado pediu providências e sugeriu uma solução administrativa, por indicação, para o problema da falta de luvas de borracha para os agentes, o que limita a atuação deles como “socorristas” em caso de acidentes, situação que joga por terra o treinamento de primeiros-socorros a que eles são submetidos. Ambos os problemas de fala de material narrados acima contribuem diariamente para colocar vidas em risco vidas e expõem a municipalidade a penalizações jurídicas.


6.    À Secretaria de Obras e à Defesa Civil para que tomem ciência e assim possam tomar providências cabíveis quanto ao rebaixamento do terreno da rua Adão Corrêa, no bairro Cafezinho, inclusive no sentido de prestar esclarecimentos aos moradores daquela rua.  

Justificativa: o vereador abaixo assinado, em atividade de fiscalização, se deparou com o problema e a preocupação, sem resposta, dos moradores do local.


7.    À Secretaria Municipal de Esporte e às demais que forem responsáveis pelo projeto ACADEMIA AO AR LIVRE, para que ofereçam à comunidade do bairro Cafezinho, à praça 13 de Maio, esta opção de práticas esportivas, integrando o PROJETO SAÚDE NOTA 10 e QUALIDADE DE VIDA ACESSÍVEL À TODOS, elaborado pelo Sr. Tarlei Filho, jovem morador daquele bairro e membro do Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC).

Justificativa: por se tratar de projeto que estimula a prática de esportes de forma acessível e próxima às residências dos moradores dos bairros, a instalação de ‘Academias’, juntamente com a disponibilização de educadores físicos, promove a saúde enquanto previne danos secundários ao sedentarismo, devendo, portanto, como prevê o projeto do Sr. Tarlei, ser estendido a toda a cidade.


SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 30/04/2014, realizamos nossas 3ª e 4ª Sessões Extraordinárias, para votação destes projetos de leis que estabelecem uma movimentação contábil, permitindo o acesso a algumas verbas previamente solicitadas:


EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

1.    Projeto de Lei Ordinária que altera a Lei no. 3.832, de 21/06/2013 (Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014) e a Lei no. 3.915, de 27/12/2013 (Plano Plurianual 2014-2017) e dá outras providências.

2.    Projeto de Lei Ordinária que autoriza a abertura de crédito adicional especial para a aquisição de materiais permanentes para o Ensino Fundamental e dá outras providências.


EM 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Estes projetos foram, em seguida, em uma 4ª Sessão Extraordinária, também, votados e aprovados, em 2ª e última discussão e votação.

1.    Projeto de Lei Ordinária que altera a Lei no. 3.832, de 21/06/2013 (Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014) e a Lei no. 3.915, de 27/12/2013 (Plano Plurianual 2014-2017) e dá outras providências.

2.    Projeto de Lei Ordinária que autoriza a abertura de crédito adicional especial para realização de obras de melhoramentos de vias públicas e dá outras providências.


3.    Projeto de Lei Ordinária que autoriza a abertura de crédito adicional especial para realização de obras de melhoramentos de vias públicas e dá outras providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário