Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dr. Maurício Convida: pessoas com deficiência e trabalho


Na última quinta (5/6), o médico auditor do Ministério do Trabalho, Dr. Adolfo Roberto Moreira dos Santos, dialogou sobre “empregabilidade de pessoas com deficiências” com público formado majoritariamente por estudantes tricordianos de cursos técnicos em empreendedorismo, contabilidade, e segurança do trabalho, mantidos através de programas do Estado e do Governo Federal presentes no município (“Reinventando o Ensino Médio” e “PRONATEC / SENAC").  

Dr. Maurício Gadbem com Willian "Peixinho" no colo, e Dr. Adolfo

“Dr Maurício Convida: educação + saúde” consiste no encontro mensal entre especialistas de saúde da região, representações governamentais do município, e o público interessado no tema em debate, para discussão sobre saúde e bem-estar. 

Na última edição (5/6), que tinha como pano de fundo a comemoração de primeiro aniversário do grupo aberto “Três Corações sem Degraus”, de defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, o especialista convidado foi o médico e auditor do Ministério do Trabalho, Dr. Adolfo Roberto Moreira dos Santos, que apresentou seu ponto de vista sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 



clima descontraído no começo do evento
O debate foi animado pela presença de alunos do “Reinventando o Ensino Médio”, da Educação Pública Estadual, escolas “Américo Dias Pereira” e “Godofredo Rangel” – Polivalente -, e de alunos do SENAC: o evento integrou a Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho da turma 90, do curso Técnico em Segurança do Trabalho. “Com a parceria destes formadores e dos alunos, o evento pode compartilhar com toda uma geração de jovens profissionais tricordianos a discussão sobre as mudanças civis e culturais que o país está desenvolvendo em torno dos Direitos Humanos das pessoas com deficiências. E a contribuição deles aprofundou o debate sobre inclusão e mercado de trabalho”, observou o vereador Maurício Gadbem, realizador do evento. 

Na palestra, Dr. Adolfo chamou a atenção para dados que traçam perfis alarmantes da sociedade brasileira. Ele lembrou que, somados, os acidentes de trânsito e os acidentes (incidentes) com armas de fogo respondem pela “fabricação” de cerca de 40% das deficiências contraídas pelos brasileiros ao longo da vida. Apenas em 2012, cerca de 400 mil pessoas sobreviveram, com seqüelas restritivas, a acidentes de trânsito

Lâmina da palestra de Dr. Adolfo

Para o auditor do Ministério do Trabalho, o maior desafio da empregabilidade para pessoas com deficiências no momento é a formação profissional. “O mercado de trabalho quer uma pessoa com deficiência com experiência, boa formação profissional, e sem deficiência, um deficiente que não existe”, ironizou Dr. Adolfo, e chamou a atenção para o desafio de oferecer formação a este público, “a legislação obriga a empregá-los, mas não garante a continuidade do elo, eles devem estar preparados para trabalhar”. Cerca de 3% das pessoas com deficiências severas estão empregadas hoje no país, cifra que dá a ver o cenário de marcha inicial que vivemos. 

No diálogo direto com o Ministério do Trabalho, os alunos de Segurança do Trabalho, do SENAC, levantaram o debate sobre as formas mais responsáveis de cumprir as cotas de inclusão de pessoas com deficiências na contratação de funcionários. Dr. Adolfo foi solicitado a discorrer sobre os seus critérios para interpretar a letra da lei na emissão de laudos e no trabalho de fiscalização. Os estudantes de empreendedorismo e contabilidade da Rede Estadual tinham dúvidas sobre o cumprimento das cotas por empresas e pelo Governo: em nossa região, o cumprimento delas é mais rigoroso entre as empresas, nos concursos públicos, más interpretações do texto da lei e de suas funções sociais levam ainda, frequentemente, ao descumprimento.  

A última observação resultou em uma indicação de Maurício Gadbem à Secretaria de Administração da Prefeitura para que se produza um estudo de referência sobre o assunto para orientar os concursos e contratações em Três Corações. 

Diálogo direto e horizontal, sinergia com outras iniciativas e instituições tricordianas, “Dr. Maurício Convida: educação + saúde” é um evento de cidadania.

em breve, agenda do próximo semestre


Juntos Podemos +

contatos
35-3239-1538 (das 13h00 às 17h00)
drmauriciogadbem@gmail.com
www.doutormauricio.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário