Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de junho de 2014

Educação + Saúde: empregabilidade e pessoas com deficiências

Escola do Legislativo lotada em edição passada de "Dr. Maurício Convida"

O evento receberá médico auditor do Ministério do Trabalho para palestra e debate sobre as mudanças na legislação trabalhista e na cultura empresarial motivadas pelo esforço brasileiro de inclusão profissional de pessoas com deficiências


material de divulgação do evento
Na próxima quinta-feira (5/6), às 19h00, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações receberá a 5ª edição deste semestre de “Dr. Maurício Convida: Educação + Saúde”, um ciclo de palestras mensais e gratuitas sobre temas contemporâneos de saúde e bem-estar. O palestrante convidado é o médico e auditor do Ministério do Trabalho, Dr. Adolfo Moreira Santos, que falará sobre a empregabilidade das pessoas com deficiências.


O tema foi escolhido para co-memorar o primeiro aniversário do ‘Três Corações sem Degraus’, grupo aberto tricordiano de promoção e defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiências que está mudando a cultura da inclusão e da acessibilidade em Três Corações e região. E fará parte da semana de prevenção aos acidentes de trabalho da unidade tricordiana do SENAC. 

Maurício Gadbem, vereador tricordiano, organizador do evento e ativista do grupo aberto, lembra que “foi durante as reuniões semanais do grupo que construímos a compreensão do momento legislativo que o país atravessa e que dá importância a esta edição de 'Educação + Saúde'”. Em entrevista recente, ele ressaltou, também, que cerca de 20% da população tricordiana declarou algum tipo de deficiência no Censo/2010.      

Em arco que se estende de 2008 a 2015, o Brasil vem trabalhando a criação de condições legislativas, arquitetônicas e culturais, que proporcionem a inclusão social integral dos cidadãos com deficiências. Em 2008, o país sancionou a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), e seu protocolo. Em 2011, para viabilizar condições estruturais que atendessem à “Convenção da ONU”, o Governo Federal lançou o “Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência” – Viver sem Limite. Através dele, até o final deste ano estão sendo investidos 7 bilhões de reais em soluções para pessoas com deficiências, nos campos; da saúde; da educação; da acessibilidade; e da inclusão social. Paralelamente, no ano passado encerrou-se a fase de consulta pública da elaboração do “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, que deve ficar pronto em 2015, encerrando esta fase de grande levante nacional pela organização civil da inserção das pessoas com deficiências na sociedade.

reunião aberta do Três Corações sem Degraus, em 2013

Neste contexto, a empregabilidade desponta como um dos temas mais desafiadores, pois diz respeito à adaptação de mercado e empresas a legislações trabalhistas novas, elaboradas sob a luz de Direitos Humanos recém-incorporados à vida civil brasileira. As oportunidades e impasses que orbitam este cenário, suas tendências e características, estarão em debate nesta edição de “Educação + Saúde”, o que interessa diretamente a estudantes, empresários, líderes de equipes e gestores de Recursos Humanos.

“Dr. Maurício Convida” apresenta um diferencial de qualidade que merece atenção: a cada edição, entram em contato direto; representações do Legislativo Municipal; da área técnica em discussão (aqui, Justiça e a Medicina do Trabalho); e o público alvo do tema em questão: ambiente que favorece a riqueza de perspectivas, algo muito útil para alinhar esforços e ampliar os horizontes para o desenvolvimento da empregabilidade das pessoas com deficiências de Três Corações e região.




Empregabilidade para Pessoas com Deficiência

Palestrante: 
Dr. Adolfo Dr. Adolfo Moreira Santos
Médico Auditor do Ministério do Trabalho

Data/Hora: 5/6 (quin), das 19h00 às 21h30
drmaurciogadbem@gmail.com 
35-3239-1538
Evento no Facebook
Programação da SIPAT/SENAC 
(todas as atividades na Escola do Legislativo)

Compareça e participe, juntos podemos +


Nenhum comentário:

Postar um comentário