Total de visualizações de página

domingo, 28 de setembro de 2014

28/09/2014
SESSÃO SOLENE




Na última terça-feira, aniversário de nossa cidade, quando comemoramos 130 anos, realizou-se em nossa Câmara uma Sessão Solene, na qual outorgamos Títulos de Cidadania Tricordiana e Diplomas de Honra ao Mérito.

Trata-se de um momento muito importante dentro de nossas festividades pelo reconhecimento de algumas pessoas que, em geral, pelo trabalho que realizam dentro da comunidade, são reconhecidas formalmente pelo Poder Legislativo. É um momento agregador que reúne expoentes da cidade que, de outra forma, não se encontrariam.

As homenagens que prestei neste ano foram direcionadas à Professora Terezinha (Honra ao Mérito), ao Padre Rogério e ao Dr. Claret (ambos, Cidadania Tricordiana): suas famílias reunidas para o encontro resumem a relevância da homenagem e o compromisso que cada um deles fortifica com nossa gente.

Vou citar apenas um trecho de uma carta de agradecimento que recebi da Professora Terezinha:

“Neste momento do início da Primavera, é sempre bom lembrar de Cecília Meirelles que lindamente disse: ‘Aprendi com as primaveras: a me deixar cortar, para renascer inteira!’”

“Compartilhar com você, vereador eleito por nós, as expectativas e o sonho de uma Três Corações cada vez melhor, é uma das muitas razões de viver”.






1.    Em nossa Reunião de Comissões desta semana, discutimos um Projeto de aquisição de máquinas e equipamentos no âmbito do programa federal PRÓVIAS, que destinará três milhões para nosso município. Segundo o Secretário Municipal de Governo, presente à reunião, entre as aquisições a serem feitas com esta verba estará, entre outros, UM CAMINHÃO PARA APREENSÃO DE ANIMAIS.




2.    Aí está a Gabriella Oliveira Amorelli, filha do Léo e da Rosana, proprietários do Tô-a-Tôa Lanchonete e Pizzaria: GABI é uma das mais atuantes na coleta de assinaturas para nosso Projeto de Iniciativa Popular que vai criar o Censo Municipal da Pessoa com Deficiência. Parabéns à toda a família pelo envolvimento e pela dedicação!





3.    Aliás, já viram as fotos que o fotógrafo Talles Lima fez, tendo a Gabi como modelo? Aí estão as três fotos que consegui. Se alguém conhecê-lo digam a ele que também quero conhecê-lo para saudá-lo por sua criatividade e capacidade técnica.





4.    Obrigado ao Paulinho do Açougue Sagrada Família e à Professora Vanja, pelas doações que generosamente fizeram, a meu pedido, para realizarmos a Feijoada Beneficente, para nosso companheiro do Movimento Três Corações sem Degraus, Marcelo Terra.




5.    E, este é o quadro de Osmar Santos, doado por ele, que está exposto no Café Badia (av. Getúlio Vargas, 206), em um leilão, para arrecadar verbas que serão utilizadas na compra de uma cadeira de rodas motorizada para o Sr. Fernando. O lance mínimo é R$750,00. Quem se interessar é só passar por lá até o dia 10 de outubro e fazer a oferta.





6.    A UNINCOR festejou o aniversário de nossa cidade fazendo uma bela passeata com seus diversos cursos, da escola à nossa praça central, e movimentou o centro da cidade naquele dia. A praça cheia deu o tom da festa. Valeu a iniciativa! Só uma lembrança: faltaram os banheiros químicos para tanta gente!





7.    Sandra e Sansão, artesãos de nossa cidade, expuseram seus belíssimos trabalhos na Escola do Legislativo na ultima quarta-feira, e explicaram suas técnicas para quem quisesse aprender: Sandra Rodrigues dá cursos de Biscuit na Mini-Loja e, gratuitamente, na Igreja dos Mormons (quase ao lado da Câmara), de 15 em 15 dias.

Quem se interessar, é só procurar por ela. Os telefones dela são 3234.3898 e 8846.3949.





8.    Diante da queixa de uma ouvinte, no programa Cidade em Revista da Rádio Tropical, da falta de transporte, há duas semanas, para sua filha, cadeirante, poder chegar à escola em que estuda, telefonei para nossa Secretária Municipal de Educação pedindo esclarecimentos. Ela relatou que, ciente do problema, já tomou providências para saná-lo, e explicou-me que a secretaria transporta mais de cem crianças, portadoras de necessidades especiais, diariamente, e que isto implica numa logística que se complica quando algum veículo se torna impedido de rodar. Disse que já adquiriu mais um ônibus adaptado, e dois veículos menores, para este transporte, que deverão chegar ainda neste semestre.

Lembro aqui que o Município, a partir de uma representação minha, deverá, em 90 dias, por recomendação do Ministério Público, oferecer, integralmente, transporte adequado para as pessoas com deficiências terem acesso à saúde e à educação. Estamos aguardando!


9.    E hoje, tivemos a belíssima apresentação de ARTHUR MOREIRA LIMA, no espetáculo “Um Piano pela Estrada Real”, em nossa praça central. Ele que é considerado o “Pelé do Piano” brindou-nos com um repertório que já percorreu todo o Brasil em mais de 500 apresentações. Imperdível!






MOVIMENTO TR3S CORAÇÕES SEM DEGRAUS


NA LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Começamos nossa reunião semanal arrematando os últimos detalhes da feijoada beneficente que faríamos para nosso companheiro Marcelo, que deseja assim conseguir uma cadeira de rodas motorizada.

Em seguida, Fernandinho pergunta sobre preenchimento de laudo para que possa ter direito ao benefício do Passe Livre interestadual. Oriento como proceder.

Os pais de Marcus Willian falaram da experiência do ‘peixinho’ ao testar suas novas próteses no Centro de Reabilitação da FHEMIG. E nos convidam para sua próxima competição de natação, neste sábado, em Elói Mendes.

Alguns membros comentam sobre a falta de transporte escolar para uma garota com deficiência que mora no Jardim Paraíso.

Falamos sobre a homenagem que fizemos na Câmara para o Rotary TC pelo projeto que oferece cadeiras de rodas para empréstimo àqueles que necessitam, e elencamos algumas pessoas da cidade que estão precisando, vendo um meio de intermediar essa oferta.

Pierrô fez um longo discurso para emoldurar como vê o quadro político em nossa cidade, e atestar a necessidade de novas lideranças.

Conversamos ainda sobre nossa Reunião Itinerante, a ser realizada na Escola Celso Banda, no próximo dia 08/10.

 Nossa próxima reunião será na quarta-feira, na Escola do Legislativo, a partir das 19h00min. Quem puder e quiser participar será bem-vindo!





FEIJOADA BENEFICENTE PARA MARCELO

 
PELO SONHO DE TER UMA CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA

Marcelo Terra há alguns meses idealizou este evento para que pudesse conseguir comprar para si uma cadeira de rodas motorizada. Levou a idéia ao Movimento Três Corações sem Degraus e começou a organizá-lo com a ajuda da comunidade que pertence à sua Igreja Assembléia de Deus, que fica próxima à sua casa, no Parque Jussara.

Nós sabemos o quanto ele e sua família se sacrificam para sua locomoção pela cidade! Mas, hoje, com a ajuda de muitas pessoas, conseguimos realizar sua feijoada, que transcorreu, felizmente, com muita tranqüilidade e êxito: o clima de ajuda mútua, solidariedade, temperou o prato principal!

Ele me falou que na próxima quarta, em nossa reunião do Movimento, leva o balanço do que conseguiu. Iniciativas como esta tentam, de forma artesanal, suprir a ausência do poder público em suas obrigações, mas tornam possível, mais que a satisfação de uma necessidade, a realização de um sonho.





DR. MAURICIO CONVIDA


“CANCER DE MAMA” É O TEMA DO MÊS!

E, nesta próxima quinta-feira, acontece mais uma edição de nosso Projeto Educação + Saúde, que traz desta vez, o mastologista Dr. Carlos Rogério Junqueira Ribeiro, especialista que vem falar à nossa população sobre “Câncer de Mama”.

Esta doença que mata anualmente milhares de pessoas pode ter seus efeitos menos dramáticos quando recebe tratamento precoce. Para tanto é preciso conhecer para prevenir!

O evento, que acontecerá na Escola do Legislativo (anexo à Câmara Municipal), a partir das 19h00min, é gratuito, e atende à uma necessidade constante de atenção à saúde pública. Venha participar e convide a quem você quer ajudar!





MUITOS ESPETÁCULOS EM UM SÓ!


OS SALTIMBANCOS DE BRAZ CHEDIAK

Fui assistir à estréia de OS SALTIMBANCOS, musical de Chico Buarque de Holanda, trazido agora às terras tricordianas pelos projetos “Seu Elias” e “Banda Tricordiana”, ambos dirigidos por Braz Chediak.

Tendo à frente da direção do espetáculo, Luiz Henrique Santana e Adelaide Castro; e à direção musical, o Maestro Carlos Alberto e o Professor Vicente Santana, o que se viu foi muito emocionante!

Não esperem esmeros técnicos e pirotécnicos, não que eles faltem, mas não são, a meu ver, o mais importante: saber que é possível reunir crianças, adolescentes e jovens que, se não exagero, vivem alguns em situação de risco, e que pelos projetos do Braz se vêem alçados à condição de estrelas mirins, aplaudidos entusiasticamente pelo auditório lotado da Escola de Sargento das Armas, cantando, dançando e interpretando, é algo que fala mais ao coração que à razão!

A beleza escondida na simplicidade, aliada à sabedoria por detrás da obviedade, expressam perfeitamente o tom do texto: juntos, somos mais fortes! Acredito que cada criança da platéia sentiu-se identificada e por algum momento subiu ao palco em sua imaginação. Eu também subi, e cantei com os atores: “Dorme a cidade, resta um coração...”.




OFÍCIO DE SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE À PRESIDENTE DA CÂMARA

FISCALIZAÇÃO, PRA QUEM NÃO SABE, É FUNÇÃO PRECÍPUA DO VEREADOR

Para “conhecimento” dos vereadores, nosso Secretário Municipal do Meio Ambiente, encaminhou à presidência a Portaria 001/2009 que “estabelece normas de acesso ao Aterro Sanitário Municipal”, ressaltando que, caso nos interessemos em ali visitar, a Engenheira Química Sra. Cristiana Vichiato Figueiredo estará disponível para nos acompanhar, “contanto que a visita seja agendada com no mínimo 1 semana de antecedência”.


Para seu “conhecimento”, enviei-lhe a seguinte resposta:






Nenhum comentário:

Postar um comentário