Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Educação + Saúde: câncer de mama

“Dr. Maurício Convida” o médico mastologista DR. CARLOS ROGÉRIO J. RIBEIRO para conversar com VOCÊ sobre prevenção e tratamento de CÂNCER DE MAMA. Aberto e gratuito, o encontro acontecerá na quinta-feira (02/10), às 19h00, na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações. Participe!


Campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)

A 13ª edição de “Dr. Maurício Convida: educação + saúde” vai ao encontro do movimento Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama. De origem norte-americana, o movimento hoje tem expressão mundial e trabalha pela popularização da cultura do diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2014 o Brasil deve registrar mais de 57 mil novos casos de câncer de mama, uma cifra preocupante. No ano anterior, 120 homens e mais de 13 mil mulheres perderam a vida lutando contra a doença. Para os pesquisadores do INCA, o diagnóstico tardio é o principal responsável pela alta taxa de mortalidade.



Informa a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) que o câncer de mama atinge principalmente as mulheres a partir dos 35 anos e se caracteriza pela proliferação anormal, rápida e desordenada das células do tecido mamário. A doença decorre de alterações genéticas herdadas ou adquiridas, e sua manifestação começa geralmente nas células do epitélio que reveste a camada mais interna do ducto mamário - mas pode começar também em outros tecidos da mama, tais como o adiposo e o fibroso, mais raramente.

Diversos fatores podem levar às alterações genéticas que provocam o câncer de mama, entre eles: exposição a hormônios (estrogênios), excesso de peso, irradiação na parede torácica para tratamento de linfomas, ausência de atividade física, excesso de ingestão de gordura saturada e álcool. Como 90% dos casos não têm origem hereditária, os cuidados preventivos devem ser uma preocupação comum a todas as mulheres.

Cristo Redentor no Outubro Rosa/2008
Ainda de acordo com a SBM, no combate ao câncer de mama a cultura dos exames preventivos é fundamental para as mulheres porque permite que um tumor seja diagnosticado "in situ" - quando ainda não há risco de invasão e metástase -, caso em que as chances de cura chegam a aproximadamente 100%. Com o diagnóstico precoce, mesmo tumores invasivos podem ser curados.

Para saber mais sobre as causas, a prevenção, e o tratamento do câncer de mama, e para colaborar com a construção de políticas públicas de saúde para as mulheres de Três Corações e região, participe desta edição de "Dr. Maurício Convida: educação + saúde"!

Onde e Quando
"Dr. Maurício Convida: câncer de mama"
com o mastologista Dr. Carlos Roberto J. Ribeiro
Dia 02 outubro (quin)
Hora: 19h00 – 21h30 
Local: Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações - Av. Quinto Centenário do Brasil, 1010 – Santa Tereza 
+ Informações
Fone: 35-3239-1538 (das 13h00 às 17h00)


+ Outubro Rosa em Três Corações


Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês de outubro a Policlínica Municipal de Três Corações abrirá aos sábados (das 8h00 às 11h00) para a realização de exames preventivos e palestras educativas voltadas para a saúde da mulher. Informações: 3691-1070 ou 3691-1069.
JUNTOS PODEMOS +

Nenhum comentário:

Postar um comentário