Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Formatura UNAPED - 1ª TURMA



Na próxima semana, UNINCOR realizará a 1ª formatura da UNAPED: projeto de Extensão Comunitária que oferece formação profissional para pessoas com deficiências

Na quarta-feira (03/12), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 19 colaboradores da rede GF Supermercados serão diplomados como os primeiros profissionais qualificados pela Universidade Aberta da Pessoa com Deficiência (UNAPED). Eles concluíram o curso de Extensão Comunitária em Técnicas de Varejo, ministrado em 10 semanas, com aulas teóricas e práticas. A cerimônia é aberta ao público e começará às 19h00, na sede da UNINCOR*, com presença de Osmar Santos, jornalista esportivo e patrono da turma.


Alunos e formadores da UNAPED na UNINCOR


A UNAPED nasceu em abril deste ano, quando a direção da UNINCOR procurou o Três Corações sem Degraus, através do vereador Maurício Gadbem, em busca de parcerias para o desenvolvimento e a oferta de cursos de Extensão Comunitária voltados para pessoas com deficiências. Em maio, o grupo aberto apresentava à direção da universidade um projeto inovador, baseado em 3 eixos de formação: adaptação pedagógica às deficiências, formação profissional, e acompanhamento psicossocial - para empresa, pessoa com deficiência e família.

Para que a 1ª turma se iniciasse em agosto, o Três Corações sem Degraus selecionou os professores e planejou os eixos de formação. A rede GF Supermercados incentivou seus colaboradores com deficiências, adaptou seus horários e patrocinou as aulas práticas, realizadas na loja da região da universidade. Por sua vez, a UNINCOR, além de certificadora, foi patrocinadora da primeira turma e abriga a gestão do curso no campus tricordiano (foto abaixo).  

Coordenadores de eixo UNAPED
Profs. Matheus, Pryscilla e Hermes
Para o psicólogo Matheus Felipe Souza César, coordenador do eixo psicossocial do projeto; “A grande inovação da UNAPED é a envergadura da proposta, que abrange responsavelmente o incluído, sua família e a empresa inclusiva. Sem considerar qualquer destes três atores a adaptação profissional da pessoa com deficiência pode ser dificultosa ou limitada.”

As bases técnicas do projeto vieram do Caderno de Propostas do III Fórum Internacional de Direitos Humanos (dez/2013): um compilado de informações estratégicas que orientarão as políticas públicas brasileiras de inclusão de pessoas com deficiências nos próximos cinco anos.


Equipes da UNAPED e do GF Supermercados em reunião de trabalho

Hermes Ximenes Naves, coordenador do eixo de formação profissional, ressalta que; “A UNAPED está só começando. Temos capacidade técnica para oferecer cursos voltados para pessoas com deficiências, para profissionais que precisam se preparar para trabalhar com este público, para empresas que estão em dificuldades para cumprir a Lei de Cotas, seja por dificuldades de contratação ou de manutenção de quadros, para escolas ou Secretarias Municipais que necessitem capacitar seus profissionais para as novas legislações de educação especial e inclusiva. Enfim, o Brasil vive a primeira década de empenho concentrado pela inclusão integral das pessoas com deficiências na sociedade, e a UNAPED está aí para colaborar desenvolvendo soluções em educação e formação profissional.”

A UNAPED funciona na UNINCOR e está negociando parceiras para a realização das próximas turmas. Entre em contato conosco!

UNAPED – UNINCOR 
Campus Três Corações - 
Av. Castelo Branco, 82 – Chácara das Rosas
Fone: (35) 8855-8596

E-mails: unapedprofissional@yahoo.com.br
 unaped@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário