Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Fiscalização: Balsa da Flora

Balsa da Flora / Fonte: da internet

Maurício Gadbem aciona Ministério do Trabalho para obter laudo técnico que embase uma solução definitiva para os problemas da balsa do Distrito de Flora



Em visita de fiscalização realizada na última semana (29/1), o vereador confirmou a persistência de diversos problemas no serviço público de transporte por balsa do Distrito de Flora: faltam condições de trabalho para os balseiros e equipamentos de segurança para os passageiros.



Imagem ilustrativa

Para sanear o problema, ontem (5/2), Maurício Gadbem solicitou ao setor de fiscalização Ministério do Trabalho um laudo técnico que aponte as omissões relativas às condições de trabalho dos balseiros atualmente, e que indique as condições ideais. O documento embasará a proposta de regulamentação do serviço que o vereador apresentará à Câmara Municipal, Prefeitura e Defensoria Pública pela solução definitiva dos problemas verificados. 




A visita de fiscalização registrou a falta de abrigo para os balseiros protegerem-se das intempéries (nem mesmo a balsa é coberta), e a ausência de banheiro ou quaisquer recursos de higiene. Os balseiros operam a embarcação com a força dos próprios braços, e sem salva-vidas em número suficiente para os passageiros. Condições inadequadas que, como mostra a matéria da EPTV abaixo, de 2013, esperam por solução há muito tempo. 




Com operação sob responsabilidade da Prefeitura, a balsa é o principal acesso ao Distrito de Flora, onde moram centenas de famílias tricordianas. Pois é na margem do rio oposta à comunidade que, pela BR 491, passam os transportes coletivos que levam a Três Corações e Varginha – o que faz do problema uma questão de mobilidade emergencial. 


Estrada Flora/Fernão Dias em dia dechuva
Imagem: EPTV/G1

A única alternativa à balsa para os moradores de Flora é a longa estrada vicinal, não pavimentada, que liga o distrito à rodovia Fernão Dias (BR-381), de uso dificultado por chuvas. 




Para Maurício Gadbem, “com o laudo técnico do Ministério do Trabalho, Câmara Municipal e Prefeitura se alinharão em favor de uma solução definitiva para a população de Flora e para os balseiros, que hoje convivem com as condições degradantes do principal modal de transporte oferecido para aquela região”.   


Matéria EPTV de 2013 sobre as condições da Balsa


JUNTOS PODEMOS +

Nenhum comentário:

Postar um comentário