Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Três Corações sem Degraus - 3º ano

Reunião do grupo, em ago/2014

O grupo civil tricordiano unido em torno dos Direitos Humanos das pessoas com deficiências começa mais um ano de ativismo como gosta: com agenda cheia e novas gentes. Venha você também fazer parte desta história!


Começou oficialmente na quarta-feira (25/2) o ano novo do Três Corações sem Degraus -  grupo aberto tricordiano de promoção e defesa dos Direitos Humanos das pessoas com deficiências. Na prática  os trabalhos começaram antes, na segunda-feira (23/2), com a divulgação da pauta da primeira reunião de 2015, a 73ª dessa história enredada com encontros semanais, sempre no comecinho das noites de quarta-feira, na Câmara Municipal de Três Corações. 

Um trabalho de formiginha. Milhares delas, em conta sem exagero: mais de mil pessoas já contribuíram diretamente com o grupo aberto, cuja tradição é receber a cada reunião novos personagens do universo das pessoas com deficiência. Eles são pessoas com deficiência e familiares, amigos, representantes de entidades e instituições, de serviços públicos, dos poderes governamentais e da imprensa. Além dos imprescindíveis ativistas, os voluntários que apoiam a causa. 

Logomarca do grupo
Na retomada do grupo, após a publicação da pauta, a jornalista Elisamara Resk, da Rádio Tropical, procurou Maurício Gadbem para uma matéria sobre a volta das reuniões semanais. Na região da fazenda dos Mafras uma família ouviu a transmissão, e compareceu à reunião do grupo para discutir o lugar de um jovem na educação inclusiva. Dentre os contatos cultivados nos últimos três anos de atuação do grupo, veio a indicação do serviço público a ser procurado pela família, tendo em consideração o último serviço de educação frequentado pelo jovem. 

“Imprensa, cidadão, serviços públicos, poderes governamentais, todos estes atores sociais se mobilizaram coordenadamente pela construção da solução que esta família da nossa comunidade precisava: e isto é importante, é a marca do grupo aberto. A outra marca é esta: a caminho das respostas, a partir dos nomes do jovem e de seus pais recuperamos parte da história da família nos serviços de educação e saúde da cidade, com o que humanizamos a construção da solução. Eu, ao telefone, dizia, estou aqui com a mãe dele, e na outra ponta da linha alguém dizia, ela é assim assim assado, não é? Exatamente. Quero dizer, sem este contato caloroso, de reconhecimento mútuo, não estaríamos no campo da promoção integral da cidadania. Cidadania e sociedade organizada, eis a tônica do Tc sem Degraus”, destaca Maurício Gadbem. 


O grupo está movimentando parcerias e iniciativas em pelo menos quatro diferentes setores dos direitos das pessoas com deficiências: na próxima semana já serão divulgadas novidades. 

Faça parte desta história você também! 

Reuniões Abertas
Local: Câmara Municipal de Três Corações (sala de reuniões)
Data: sempre às quartas-feiras, às 19h30
+ Informações 
drmauriciogadbem@gmail.com
35-3239-1538


Vídeo comemorativo- 1º aniversário do grupo


JUNTOS PODEMOS +

Nenhum comentário:

Postar um comentário