Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de março de 2015

Tc sem Degraus: cadeiras de rodas motorizadas




+ DIREITOS HUMANOS DAS PESSOA COM DEFICIÊNCIA
+ DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 
+ TC SEM DEGRAUS

A notícia abaixo foi publicada em 2013, quando o "Tc sem Degraus", com mediação institucional do meu gabinete, trouxe para a nossa cidade a cerimônia de pactuação entre os Governos Municipais do Sul de Minas e o Governo Federal pela oferta dos produtos e serviços previstos no Decreto Presidencial Nº 7.612/2011, que criou o Plano Nacional das Pessoas com Deficiências. 

Entre as iniciativas promovidas pelo Viver sem Limite, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer, gratuitamente, cadeiras de rodas motorizadas para pessoas com deficiência com alto grau de comprometimento. A Portaria 1272/2013, do SUS, regulamentou o início da distribuição desta e de dezenas de órteses, próteses e tecnologias assistivas.   

Três Corações será, em futuro próximo, um dos principais elos mineiros de distribuição de tecnologias assistivas pelo SUS. Está em fase de construção em Três Corações em fase de edificação - na Colônia Santa Fé - um Centro Especializado de Reabilitação de complexidade 4 (CER-4), provavelmente o único deste nível de complexidade no Estado. O projeto foi contratado pela equipe de Joelma Luíza Caetano, ex-secretária de saúde (2009-2013) e assistente social.

Luiz Clóvis Guido - Diretor de Políticas Temáticas
em Três Corações-MG
Mas nós, do "Tc sem Degraus", trabalhamos paralelamente às obras pela efetivação imediata, pelo menos da distribuição de cadeiras de rodas motorizadas. Meu gabinete está estudando instrumentos jurídicos que qualifiquem as responsabilidades da municipalidade já contratadas, que obriguem o início imediato do fornecimento ou acelerem a efetivação da distribuição dos equipamentos. 

É este um dos nosso assuntos da reunião de hoje (4/3), a 74ª desta história. Venha fazer parte dela você também!

JUNTOS PODEMOS +   

"Cerca de 200 pessoas participaram da solenidade de adesão, que foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com o Movimento Três Corações Sem Degraus. “É gratificante ver uma mobilização envolvendo 24 municípios e tomar conhecimento de iniciativas que mostram que a região está comprometida com a acessibilidade para pessoas com deficiência”, afirmou o diretor de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR, Luiz Clóvis Guido."

Notícia Completa: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário