Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Tc sem Degraus no Polivalente

Escola Estadual Godofredo Rangel - Polivalente

A comunidade escolar do Polivalente é a nova parceira do TC sem Degraus na promoção dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência. No final da tarde de ontem (13/5), cerca de 50 professores receberam o grupo aberto na Biblioteca da escola, para conhecer nosso trabalho e deliberar sobre o apoio a ele pelo colegiado.

Proposta do Diretor Geral da escola, Prof. Crislei Nogueira da Silva, duas agendas do Tc sem Degraus foram apresentadas aos professores como temas potenciais para projetos interdisciplinares: a difusão da cultura da proposição de Leis por Iniciativa Popular; e o uso deste instrumento pela aprovação da criação do Censo Municipal da Pessoa com Deficiência. 

Com paralisação e manifestação marcadas para o dia seguinte, os professores receberam com grande entusiasmo a proposta de levar para as salas de aula um debate sobre o maior instrumento constitucional de Democracia Participativa.  



Comunidade Escolar do Polivalente tricordiano

A relação da comunidade escolar do Polivalente com o Tc sem Degraus e com as pessoas com deficiências não é nova. No começo de 2014, a Profa. Rosa Helena Rotundaro fora responsável por uma aproximação entre a comunidade escolar e o ativismo pelos Direitos Humanos, através do projeto Reinventando o Ensino Médio: pelas mãos dela, alunos do Polivalente estiveram em atividades do grupo aberto, que por sua vez participou da Feira de Ciências dos colegiais. Hoje, a profa. Rosa Helena integra o projeto UNAPED, do Tc sem Degraus.
No começo de 2015, o Polivalente foi escolhido para receber cerca de 30 alunos com deficiências, egressos da Escola Especial Santa Tereza: transferidos em ação que integra a estratégia brasileira de inclusão social das pessoas com deficiências. “E em breve receberemos mais pessoas com deficiências”, lembrou prof. Crislei, com entusiasmo. 

Maurício Gadbem, porta-voz do Tc sem Degraus na reunião, considerou o encontro mais do que promissor; “hoje pude entender que não é gratuita a posição do Polivalente no quadro da educação inclusiva tricordiana. A presença do colegiado à reunião e a calorosa adesão aos temas da Iniciativa Popular e do “Censo Municipal da Pessoa com Deficiência” mostraram que Democracia Participativa e Direitos Humanos são preocupações cotidianas aqui. Espero que a nossa aproximação colabore também para trazer as soluções de que a escola precisa. Por exemplo, a comunidade escolar está trabalhando pela conclusão de uma reforma arquitetônica importante para boa acolhida dos alunos com deficiências: iremos apoiá-la nisso.”

Na próxima semana, Polivalente e Tc sem Degraus voltarão a se reunir para fixar a agenda do projeto interdisciplinar. Outros laços se firmaram: o professor de educação física, “Chiquinho”, que atua também no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), aderiu ao Tc sem Degraus, estará conosco na próxima quarta-feira.

Fique de olho em nossas agendas e colabore conosco você também! 

Próxima reunião aberta Tc sem Degraus: quarta-feira 20/5 - 19h00 - Câmara Municipal

JUNTOS PODEMOS +    



Nenhum comentário:

Postar um comentário