Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A FELICIDADE É POSSÍVEL?

saiba como foi

“Quando sair daqui essa noite eu terei outra relação com a sociedade”, resumiu um expectador o sucesso da 19ª edição de “Dr. Maurício Convida: Educação + Saúde”, que na noite de ontem (11/6) lotou o anfiteatro da Escola do Legislativo da Câmara Municipal tricordiana para discutir a felicidade.

Na condução do bate-papo, Dr. Geraldo Caldeira, renomado médico e psicanalista, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, mostrou intimidade com a nossa gente, “quando fui presidente da Associação Médica de Minas Gerais viajei o Estado todo, e estive em Três Corações pelo menos quatro vezes. Gosto muito da qualidade humana dos médicos que atuam aqui. Palestrei na inauguração da sede da Associação Médica”, lembrou o simpático intelectual. E pelos caminhos da gentileza conduziu o público por uma suave incursão conceitual e poética sobre a felicidade. 

Dr. Geraldo Caldeira
“A palavra felicidade é do tronco das línguas indo-europeias e significa algo como partilha”, ensinou Dr. Geraldo Caldeira, antes de mencionar a relação deste significado com salto humano da animalidade para a cultura, devido ao qual a condição do homem é vida compartilhada. “Felicidade é encontro e construção”, ponderou o analista, “e o que se constrói nesse campo não se perde mais”, concluiu, e foi aplaudido. 

Evocando Freud, Ortega e Gasset  e Aristóteles, Dr. Geraldo Caldeira propôs que a felicidade é uma virtude, e como tal tem qualidades reconhecíveis e praticáveis: como o altruísmo e a magnanimidade, a justiça, a amizade e a ética. No conjunto, elas inspiram a leveza no contato de si consigo e com o outro, praticá-las ao longo da vida tem poder de colorir a aventura do sujeito no mundo com as tintas chamadas também de felicidade. “O sujeito que vive sob o signo destes valores não trabalha, tem ocupações felicitarias”, arrematou o palestrante. 

Para Dr. Geraldo Caldeira, a felicidade é uma questão que passa cotidianamente pelo fio delicado das palavras com que enleamos as nossas relações, sobretudo das palavras que podemos estender desinteressadamente ao próximo. Une-nos a todos a necessidade de laços sociais, será melhor para nós se eles forem nutridos com leveza e com as qualidades que nos aproximam mais da “plenitude”, a felicidade.    

Para Maurício Gadbem, organizador e realizador do evento, “o debate desta edição principiou ainda sob os efeitos inebriantes da palestra, as três primeiras intervenções não foram para questionar o nosso convidado, mas para enaltecê-lo, para compartilhar emoções. O clima de amor romântico inspirado pelo Dia dos Namorados foi logo traído pela profundidade da reflexão apresentada pelo grande mestre, Dr. Geraldo Caldeira, o que resultou comovente. Quando platéia e palestrante se emocionam juntos, como aconteceu hoje, para além do aprendizado experimentamos a sabedoria dos afetos. Foi uma grande noite, grande noite!”


PRÓXIMA EDIÇÃO

Providências e previdências
C/ Vera Maria Salviano Gianesini – Assistente Social e Analista de Seguros do INSS
C/ Antônio Francisco Martins - Assistente Social e Analista de Seguros do INSS


Dia: 02/7 (quin) – 19h00 – na Escola do Legislativo da Câmara Municipal


Reservas vagas/certificados para grupos:
mauriciogadbem@camaratc.mg.gov.br
Fone: 35-3239-1538





JUNTOS PODEMOS + 



Nenhum comentário:

Postar um comentário