Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de julho de 2015

Balanço geral 4


Olá!

Este é o 4º post da série em que avalio minha produção legislativa do último semestre. Minha intenção é oferecer a você um ponto de vista mais aprofundado sobre o cotidiano das decisões políticas em Três Corações. Até a última postagem, tratei de assuntos de fiscalização e legislação. Hoje, trago a memória de duas ações do campo da democracia participativa, que mantenho desde o primeiro semestre do mandato: Dr. Maurício Convida: educação + saúde; e o Tc sem Degraus.

EDUCAÇÃO + SAÚDE



No 1º semestre deste ano desenvolvi a 4ª agenda mensal de “Dr. Maurício Convida: educação + saúde”, palestras sobre temas contemporâneos de saúde e para o bem-estar. Um projeto que faz parte das minhas estratégias de consultas públicas e técnicas para orientar os trabalhos na Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, ora por mim presidida. Numa quinta-feira, geralmente a primeira de cada mês, uma palestra diferente é oferecida gratuitamente no Auditório da Escola do Legislativo.

O ponto forte desta iniciativa é oportunizar o debate direto entre a população e grandes profissionais de saúde de nossa cidade e do Estado. Nas 20 edições realizadas até agora, mais de 2500 pessoas puderam dialogar com cerca 30 profissionais de saúde, sobre assuntos como queimaduras, cirurgias para a redução de estômago, alimentação infantil, uso abusivo de internet, a ditadura da beleza entre outros.

Educação + Saúde em noite divertida
Neste último semestre, o ciclo de palestras foi aberto com uma análise profunda da crise da água. Um tema muito oportuno, pois na ocasião, paralelamente, tramitavam na Câmara Municipal, novas regulamentações para uso do lençol freático e para a destinação dos sistemas de esgoto. Na edição de junho, o tema “A felicidade é possível?” trouxe a Três Corações o renomado médico e psicanalista, Dr. Geraldo Caldeira, ex-presidente da Associação Médica de Minas Gerais.

Nos debates, a qualidade tem sido garantida pela participação constante dos profissionais de saúde que atuam em Três Corações e das comunidades escolares secundarista, técnica e universitária. Além de subsidiar decisões legislativas e de fiscalização, Educação + Saúde é hoje uma importante fonte pública de informações técnicas atualizadas.

Minha luta no próximo semestre será para incorporar o evento ao calendário de atividades regulares da Escola do Legislativo e da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal.
Confira a programação do próximo semestre, compareça e compartilhe!



TRÊS CORAÇÕES SEM DEGRAUS


Em seu 3º ano de atuação, este grupo civil de promoção e defesa dos Direitos Humanos das pessoas com deficiências alcançou a condição de uma das principais manifestações da democracia participativa em Três Corações e região.

Até o momento, já foram mais de 90 reuniões, sempre às quartas-feiras, 19h00, na Câmara Municipal. Nos 2 primeiros anos de atuação, com participação de entidades, serviços públicos e profissionais da atenção às pessoas com deficiência o grupo sublinhou a posição de Três Corações no mapa das políticas públicas voltadas a este público: etapas para o Sul de Minas de pactuação de políticas nacionais foram realizadas na Terra do Rei, com mediação do TC sem Degraus através de meu gabinete.

Neste ano, o grupo trabalha para se organizar como associação civil; pela criação, por Iniciativa Popular, do Censo Municipal da Pessoa com Deficiência; pela realização de um desfile de modas com pessoas com deficiência; e para a viabilização da 2ª turma de formação profissional da Universidade Aberta da Pessoa com Deficiência (UNAPED). Além disto, o grupo acompanha atentamente a tramitação na Justiça de uma representação feita ao Ministério Público pela oferta em Três Corações de transporte do tipo porta a porta para pessoas com mobilidade reduzida que necessitem acessar serviços de saúde e educação.

Em agosto o grupo retomará as atividades. Dia 5/8, 19h00, na Câmara Municipal. Venha você também colaborar conosco!
Balanço Geral 1
JUNTOS PODEMOS +


Nenhum comentário:

Postar um comentário